Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / ISS e ITR são temas abordados em palestra de Finanças no Diálogo Municipalista

Notícias

12/11/2015

Compartilhe esta notícia:

ISS e ITR são temas abordados em palestra de Finanças no Diálogo Municipalista

Agência CNM“Reflexões sobre as receitas municipais” foi tema da palestra de Finanças, ministrada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) durante o segundo dia de atividades do Diálogo Municipalista – Encontros Regionais do Centro-Oeste. O evento acontece em Caldas Novas (GO), nos dias 11 e 12 de novembro.

A técnica de Finanças na CNM iniciou a apresentação com um alerta: “não é o momento de mexer nas receitas em véspera de ano eleitoral, mas é possível pensar em um planejamento para a próxima gestão.”

Infelizmente, a concentração de receitas é muito grande em poucos Municípios. É assim com o Imposto sobre Serviços (ISS) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), por exemplo.  E para mudar este cenário, os atores na pressão junto ao Congresso Nacional são os gestores municipais e vereadores, como ocorre hoje com as mudanças na distribuição do ISS, em tramitação na Câmara dos Deputados.

Para se ter uma ideia das distorções financeiras no Brasil, cinco Municípios produzem 25% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Enquanto outros 1,4 mil produzem menos de 1% da soma de riquezas do país.

Mudanças no ISS
Essa disparidade pode mudar ao menos um pouco com alterações na lei de distribuição do ISS, ressalta a CNM. Em 2014, as operações com cartões ultrapassaram mais de R$ 3 trilhões. Porém o tributo é concentrado nos pouquíssimos Municípios que sediam as empresas das bandeiras de cartão. O mesmo correr com os tributos dos planos de saúde.

No Congresso, a Confederação conseguiu incluir a emenda que prevê a distribuição mais justa. Assim, o imposto fica no Município tomador do serviço e não apenas nas sedes das empresas. A aprovação desta emenda depende da atuação do movimento municipalista.

Importância do ITR no Centro-Oeste
O Imposto Territorial Rural (ITR) é assunto muito importante no Centro-Oeste, pois os três Estados têm forte porcentual de área rural. Os prefeitos presentes na palestra comentaram como tem sido positiva a fiscalização e a arrecadação deste tributo, após convênio com a Receita Federal. Os Municípios administram uma receita que para eles é de extrema importância.

As recomendações da CNM são: qualquer ação que garanta uma nova receita é algo que precisa-se investir. É preciso estruturar a fiscalização e a cobrança. No último treinamento foram mais de 700 inscritos no convênio com a Receita.

Em geral, é preciso “estar com pé no chão” e enxugar a máquina neste momento de crise financeira para evitar problemas.

 


Notícias relacionadas