Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Último Diálogo do ano termina com deslizes recorrentes no cotidiano municipal

Notícias

04/12/2017

Compartilhe esta notícia:

Último Diálogo do ano termina com deslizes recorrentes no cotidiano municipal

IMG 2592A comitiva da Confederação Nacional de Municípios (CNM) se despede de São Paulo, após um longo dia de trabalho. O Diálogo Municipalista, que percorreu outros 15 estados neste ano, finalizou sua programação nesta segunda-feira, 4 de dezembro, com um painel acerca dos principais erros cometidos pelos Municípios e apontados nos Tribunais de Contas.

Mais uma vez, a consultora jurídica da entidade, Elena Garrido, compartilhou os achados de uma pesquisa a nível nacional realizada por ela. O levantamento traz os itens frequentemente listados pelos Tribunais de Contas Estaduais e Municipais.

Garrido focou na ausência de licitação, deficiência no funcionamento do controle interno, não instituição e efetiva arrecadação dos tributos de competência do Municípios, por exemplo, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o Imposto sobre Serviços (ISS) e o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Os três itens são os mais comumente apontados pelos órgãos de controle.

“O Município precisa fazer a arrecadação dos impostos de sua competência. Do contrário, isso se configura como renúncia de receita, penalizada pela LRF [Lei de Responsabilidade Fiscal]”, ressaltou.

Outras práticas também são recorrentes nas administrações municipais, conforme explicou a consultora. Entre elas, ausência de segregação de funções, irregularidades em concursos públicos, pagamento indevido de diárias oficiais e outras que exigem atenção máxima dos prefeitos.

Balanço final

O Diálogo Municipalista reuniu milhares de gestores em todo o país, entre os meses de agosto e dezembro deste ano, para tratar de temas pertinentes às administrações municipais. Seu objetivo era não apenas levar conhecimento técnico aos gestores, mas também compreender as suas principais demandas.

A listagem de estados percorridos está disponível no hotsite do evento, que também disponibiliza as fotos de cada uma das edições realizadas. Os registros podem ser acessados gratuitamente no menu galeria.

Clique aqui e confira

 


Notícias relacionadas