Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / II Seminário de Modernização da Gestão Municipal: abertura ocorre durante Diálogo

Notícias

01/10/2015

Compartilhe esta notícia:

II Seminário de Modernização da Gestão Municipal: abertura ocorre durante Diálogo

Agência CNMAo final do primeiro dia do Diálogo Municipalista – Encontro Regionais, nesta quarta-feira, 30 de setembro, ocorreu a abertura II Seminário de Modernização da Gestão Municipal. O evento é promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e por entidades internacionais. Autoridades discursaram sobre a importância de reposicionar o papel das cidades e quais os desafios devem ser enfrentados pelos governos locais. O seminário é sediado em São Paulo (SP).

São parceiros da CNM no Seminário a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), a Comissão de Cidades Digitais e do Conhecimento da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e a Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações (Flacma).

O evento tem como objetivo apresentar e debater as boas práticas sobre a modernização da gestão municipal; apresentar experiências inovadoras na gestão pública municipal; discutir os aspetos que conduzem a uma gestão pública inovadora e fomentar a criação de uma agenda conjunta de trabalho com associações e cidades da América Latina.

Discursos
Diretora do Departamento para a Gestão Pública Efetiva da OEA, Maria Fernanda Trigo, destacou que “o local é o lugar da gestão pública por excelência” e que a eficiência e a transparência geram mais legitimidade do governo local.

Agência CNMExecutivo Sênior do CAF, José Neto, ressaltou que a instituição apoia iniciativas e inovações de projetos ambientais e trabalha com assistência técnica de infraestrutura e preparação de operações de crédito. “A CAF tem uma linha de crédito para bancos regionais, buscando atender Municípios pequenos”, declarou.

O coordenador de Projeto internacionais da Área de Internacionalização da Cidade de Bilbao, na Espanha, e da Comissão de Cidades Digitais e do Conhecimento da CGLU, Jesús Manzano, reforçou: “o bom funcionamento da gestão pública local é chave para o desenvolvimento econômico.”

Para o secretário executivo da Federação Colombiana de Municípios e representante da Flacma, Gilberto Toro, “não é possível desenvolvimento, qualidade de vida, sem governos locais.”

O Secretário de Relações Internacionais e Federativas da Prefeitura de São Paulo, Vicente Trevas chamou a atenção dos participantes. “As desigualdades impactam no crescimento. Estamos crescendo por segregação social. Vivemos num contexto internacional que convoca as cidades a agir estrategicamente. Espero que esse evento pode ser um momento estratégico para construir esse diálogo.”

 


Notícias relacionadas