Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Ideias e exemplos que inovam a Mobilidade Urbana são apresentados no último painel do Seminário

Notícias

02/10/2015

Compartilhe esta notícia:

Ideias e exemplos que inovam a Mobilidade Urbana são apresentados no último painel do Seminário

Agência CNMO tema Mobilidade Urbana Sustentável e Meio Ambiente encerrou o evento que durantes três dias apresentou exemplos de boas práticas e inovações para a administração pública local. O II Seminário de Modernização de Gestão Municipal, ocorreu em São Paulo (SP) terminou na tarde desta sexta-feira, 2 de outubro, e desde o dia 30 de setembro recebeu gestores nacionais e internacionais, convidados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

O último painel contou com a presença do consultor da Itaipu Binacional, João Passini. Ele falou sobre o projeto de educação ambiental, como parte de um processo de sustentabilidade que "aumenta a quantidade de pessoas envolvidas na busca por melhorias, contando com professores e alunos da localidade". A Plataforma Itaipu de energias renováveis trabalha, por exemplo, com o biogás produzido a partir de rejeitos de suínos, aves e bovinos. "Sabemos que a produção de suínos equivale aos dejetos de quatro seres-humanos. Então o problema se transforma em solução".

Márcio Silva, secretário da Prefeitura de Pompéu (MG), explanou a respeito do projeto de energia solar. Ele enfatizou que, num momento de crise energética, por causa dos custos elevados com termoelétricas que são repassados ao consumidor, a geração de energia solar, considerada cara no passado, hoje se viabiliza. "Imaginemos indústrias com linhas de financiamento, pois esse é um projeto se paga em cinco anos e tem fácil implantação. Trata-se de oportunidade, qualidade do gasto público e sustentabilidade. A administração pública é uma via de mão dupla e temos que ir trocando as figurinhas para fazer o melhor", disse.

Sustentabilidade
Bilbao, na Espanha, foi exemplo na questão da Mobilidade aliada à Sustentabilidade. Jesús Manzano destacou três pontos a serem considerados: os serviços precisam ser facilitadores do desenvolvimento econômico; ser gentil com o meio ambiente, e perseguir a mobilidade social. "Os bairros periféricos também devem ser mirados" alertou.

Com uma ação simples, uma pintura, a cidade conseguiu reduzir os atropelamentos. Para facilitar a mobilidade das pessoas, em especial as idosas, instalou escadas rolantes e elevadores, além disso, incentivou o uso do transporte público. "Mesmo que a bicicleta tenha utilização mínima, insistimos para que seja utilizada muito mais, com a construção de ciclovias para uso seguro. Temos serviços de empréstimo de bicicletas, como existe em outras cidades." Em Bilbao, 100% dos ônibus recebem pessoas com algum tipo de deficiência física. As pessoas sabem das rotas e horários por meio de aplicativo no celular e avisos nas paradas.

Ações simples
Tadeu Duarte, diretor de Planejamento e Educação de Trânsito de São Paulo (SP), assegurou que as melhorias vêem com simplicidade. Deve-se investir em ações que tragam segurança. "Todos somos pedestres, portanto esses são os prioritários, depois os ciclistas, transporte público, transporte de carga e automóveis e motocicletas. " Duarte defende o ato de reduzir e padronizar a velocidade máxima das vias para melhorar a velocidade média no trânsito. Sempre visando a segurança das pessoas e a diminuição de acidentes e mortes. "É possível fazer uma cidade melhor e fazer nosso filhos e netos voltaram para casa em segurança", finalizou.

Fundador do projeto Caronetas, Márcio Nigro, mostrou como as "Caronas Inteligentes" podem revolucionar o setor de Mobilidade e contribuir para o Meio Ambiente. "São precisos 100 Celtas para poluir como um ônibus. A diferença é de 15 a 30 vezes menos emissões de gases poluidores [a depender do veículo]. Isso quer dizer que o carro é melhor que o ônibus? Não. O carro é mal utilizado". De acordo com Nigro, estimular a oferta de carona é compartilhar custos em tempos de crise. E, além disso, "quando tem carona junto ao motorista, há menos riscos de acidentes".

Acesse www.dialogo.cnm.org.br

 


Notícias relacionadas