Notícias
08/11/2011
Ziulkoski recebe delegação do governo iraniano em visita à sede da CNM
CNM
Nesta terça-feira, 8 de novembro, uma delegação do Irã, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), esteve na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília. O presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, recebeu a comitiva e prestou esclarecimentos sobre como funciona o sistema federativo brasileiro.
A delegação foi composta pelo Governador da Província de Bushehr, Mohammad Hossein Jahan Bakhsh; o Chanceller da Universidade de Medicina da Província de Bushehr, Gholamreza Heidari; o Deputado para Planejamento do Irã, Rasoul Zarei; o Chefe da Secretaria de Transportes do Irã, Alireza Safaei, e o Ministro Conselheiro da Embaixada do Irã no Brasil, Mohsen Araghi. A tradutora brasileira Geórgia Costa e o assessor internacional da CNM, Maurício Zanin, intermediaram o diálogo.
Os líderes iranianos vieram à CNM para se informarem quanto ao sistema federativo brasileiro e à participação municipal no avanço do país. De acordo com eles, as políticas sociais aplicadas no Brasil nos últimos anos causaram uma grande evolução em um curto espaço de tempo. Ziulkoski esclareceu que a Confederação é uma entidade privada, sem vínculos com o governo federal. “A CNM cresceu justamente por essa postura autônoma. Assim os Municípios adquirem mais respeito”, explica.
Parceria
A província de Bushehr, no Irã, possui uma das maiores portos de escoamento de petróleo do mundo. Durante a reunião, o governador Bakhsh propôs um trabalho de cooperação entre a província e Municípios brasileiros para a produção de energia elétrica e petróleo.
Nos próximos meses, a CNM divulgará o edital para que gestores interessados se informem e participem dos processos de seleção.