Notícias
11/01/2023
Guia sobre a Nova Agenda Urbana é lançado em português
Nesta semana foi lançado o guia sobre a Nova Agenda Urbana (NAU) em português. O documento, elaborado pela Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat), é ilustrado e traz definições claras e aplicações práticas e torna a agenda global mais acessível e amigável para formuladores de políticas e profissionais urbanos, tanto dentro do governo, quanto a uma ampla gama de partes interessadas urbanas em acelerar as ações.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça que na Nova Agenda Urbana, os gestores locais vão perceber a visão geral focada em estabelecer padrões globais para o desenvolvimento urbano nas próximas décadas. Além disso, o documento oferece uma mudança de paradigma na forma como pensamos, construímos e gerenciamos as cidades, em especial o acesso à moradia adequada e o direito à cidade. O guia complementa o texto existente da Nova Agenda Urbana considerando estudos de caso, infográficos e ações ilustrativas para viabilizar estratégias, políticas e iniciativas.
A CNM tem papel de destaque no Brasil na Nova Agenda Urbana. Além de representar os Municípios em fóruns, conselhos e grupos de trabalho para a implementação da Agenda no país, o trabalho inclui a colaboração no Relatório Nacional do Brasil para a Habitat III e a participação na delegação brasileira durante a Conferência Habitat III. A entidade foi a única organização de Municípios do Brasil que participou da Assembleia da Onu-Habitat na cidade de Nairóbi, Quênia.
ODS
Um estudo inédito sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) conectados à Nova Agenda Urbana, elaborado pela CNM, está disponível na biblioteca da entidade. Sobre a temática, a CNM promove, ainda, seminários técnicos e encontros para sensibilizar e apresentar oportunidades aos gestores para iniciarem as ações e integrar os princípios do documento em suas políticas e planos de governos.
No âmbito da cooperação internacional, a entidade tem o Projeto InovaJuntos, uma cooperação triangular urbana para inovação e sustentabilidade. O projeto acontece em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra em Portugal, e é co-financiado pela União Europeia. O InovaJuntos tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento urbano integrado, por meio de políticas locais de inovação, nos países em que o projeto for implementado, visando contribuir para a implementação dos ODS e da Nova Agenda Urbana (NAU).
Sobre a temática, o projeto lançou o audiolivro da NAU para auxiliar os gestores, fruto de um estudo conjunto com representantes dos Municípios participantes do projeto.