Home / Comunicação / Ziulkoski participa de reunião de planejamento estratégico da CGLU em Barcelona
Notícias
12/02/2015
Ziulkoski participa de reunião de planejamento estratégico da CGLU em Barcelona
As discussões em Barcelona sobre o planejamento estratégico da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) avançam. Na manhã de quinta-feira, 12 de fevereiro, durante as discussões sobre prioridades da agenda, Ziulkoski falou sobre a construção do processo preparatório para a 3.ª Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III) no Brasil. Ele enfatizou a importância de discutir a responsabilização dos Municípios e apresentou a realidade brasileira.
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) destacou a necessidade de refletir sobre a implementação das agendas internacionais. Um exemplo dado foram os compromissos assumidos pela Ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em âmbito mundial e que resultaram no estabelecimento de prazos para fechamento dos lixões no Brasil pelas prefeituras. No entanto, a falta de apoio financeiro e técnico pelo governo federal e a responsabilização dos Municípios para o alcance dessas metas têm gerado problemas sérios.
Carta Aberta
Ziulkoski chamou ainda atenção para a necessidade de ampliar o debate com a sociedade e outros atores políticos. Um dos exemplos citados foi a mobilização da CNM e das cartas enviadas ao Ministério das Cidades pelos Municípios e entidades brasileiras. Tais documentos pontuaram a necessidade de fortalecimento dos diálogos sobre esses temas com o movimento municipalista, fomento de mecanismos de planejamento e execução intersetoriais, comprometimento com a realização de fato de assistência técnica a governos locais, entre outros.
CNM
Em conversa com a equipe da CGLU, Ziulkoski apresentou as ações da Confederação e da Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações (Flacma). A CNM foi parabenizada pela forte atuação em apoio às ações internacionais, como foi o caso dos documentos em apoio ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável urbano e da Campanha dos Selfies.
Veja aqui mais informações sobre a mobilização da carta aberta.