Notícias
06/02/2015
Ziulkoski participa de reunião da presidência da CGLU na próxima semana
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, representará os Municípios, entidades brasileiras e latino-americanas em reunião com os presidentes da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU). O evento será realizado entre os dias 11 e 13 de fevereiro em Barcelona, na Espanha. Ziulkoski é vice-presidente da entidade, representando a América Latina.
Dentre os principais pontos a serem discutidos na reunião se encontram: o plano estratégico de trabalho da organização para o período de 2015 e 2016, as estratégias para atuação nas negociações do Habitat III e das outras agendas internacionais em construção, e os momentos políticos mais importantes de 2015.
Na ocasião, o presidente da CNM falará sobre a importância de discussão dos modelos de descentralização e apresentará os desafios enfrentados pelos Municípios brasileiros. Abordará ainda as ações e resultados alcançados pela Confederação e o movimento municipalista brasileiro nas iniciativas preparatórias para a Habitat III. Por fim, discutirá o fortalecimento do movimento municipalista na América Latina e a atuação da CNM junto à Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações (Flacma).
A liderança de Ziulkoski na América Latina e em âmbito mundial tem sido expressiva nos últimos anos. Além do esforço para defesa dos Municípios no Brasil, o presidente da CNM reconhece a importância de apoiar o movimento internacional. Ele acredita que é preciso fortalecer a influência dos gestores locais nos foros internacionais chaves, os quais decidem, por exemplo, sobre políticas urbanas e de financiamento que afetam diretamente a gestão municipal.
Participação municipal
Além de Ziulkoski, outros gestores estarão presentes, como: o prefeito de Istambul (Turquia), Kadir Topbaş; o de Barcelona, Xavier Trias; o vice-prefeito de Paris (França), Patrick Klugman; o prefeito de Rabat (Marrocos), Fathallah Oualalou; o de Kitchener (Canadá), Berry Vrbanovic; o de Kazan (Rússia); o governador de Jeju (Coréia do Sul), Won Hee-ryong e o presidente da Associação das Autoridades Locais de Botsuana, Mpho Moruakgomo. Também participarão representantes dos prefeitos de Bordeaux (França), Alain Juppé; o prefeito de Guangzhou (China), Chen Jianhua; e o de Montreal (Canadá), Denis Coderre.
Saiba mais sobre a Nova Agenda Urbana