Notícias
03/07/2008
Ziulkoski entrega a Carta à CPLP ao Ministério das Relações Exteriores
Gisele Xavier
Agência CNM
Ontem, dia 2 de julho, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, entregou a Carta à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa para o ponto focal dessa organização no Brasil, que é a Divisão de África II do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Ele entregou a carta ao representante da Divisão, o diplomata Durval Pereira.
Na solenidade, o presidente da CNM representou as autoridades locais de língua portuguesa, conforme combinado em reunião dos governos locais em Lisboa no dia 5 de junho. Entretanto, assim como a CNM, cada associação municipalista dos países integrantes da CPLP vai fazer um contato interno com os respectivos governos nacionais para estimular os chefes de governo a apoiarem a iniciativa da criação de uma instância representativa dos governos locais perante à Comunidade.
Ziulkoski acredita que a integração entre os governos locais de língua portuguesa vai aumentar, argumentando que o Governo brasileiro já criou estrutura semelhante no âmbito Mercosul, por meio do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Bloco. “A sensibilização para as cooperações intermunicipais é muito importante para os paises de língua portuguesa”, afirma Ziulkoski.
Evento
Será realizado em Portugal no dia 25 de julho deste ano a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, no qual será debatida a possibilidade da criação do Foro de Governos Locais no âmbito da Organização. Após esse evento, ocorrerá também em Portugal, nos dias 26 e 27 de março de 2009, o Encontro de Autoridades Locais de Língua Portuguesa. O evento visa a dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos nos últimos meses pelo grupo de representantes dos governos locais de Moçambique, Angola, Portugal, Brasil, Timor Leste, Cabo Verde e Guiné-Bissau.