Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Ziulkoski debate Projeto de Fronteira com prefeito gaúcho

Notícias

13/11/2008

Compartilhe esta notícia:

Ziulkoski debate Projeto de Fronteira com prefeito gaúcho

Agência CNM

 

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, reuniu-se nesta quinta-feira, 13 de novembro, com o prefeito do município gaúcho de Santana do Livramento, Wainer Machado, na sede da CNM em Brasília. Os dois conversaram sobre os avanços do projeto ‘Fronteira Brasil-Uruguai como Faixa de Desenvolvimento’.

 

O trabalho é fruto de uma parceria entre a CNM, a prefeitura de Santana do Livramento, a Intendência de Rivera – município uruguaio que faz divisa com o Brasil -, o Congresso de Intendentes do Uruguai, o governo do Rio Grande do Sul e a entidade de Apoio à Rede Territorial das Nações (ART Gold).

 

“A CNM é uma excelente porta-voz do municipalismo brasileiro e que mostra ao país a importância da integração dos municípios de fronteira. Nós passamos a ser ouvidos depois de receber este apoio”, disse Machado. O prefeito também elogiou os quatro encontros realizados pela Instituição em 2007 para discutir problemáticas, demandas e soluções dos municípios localizados sobre a linha de fronteira. Ele afirmou que as reuniões foram essenciais para incentivar uma nova cultura de integração entre os municípios fronteiriços da América do Sul.

 

Ziulkoski e Machado discutiram formas de como a integração entre Santana do Livramento e Rivera pode ser realizada de maneira eficiente. A CNM, através de sua área Internacional, é responsável por fazer a articulação institucional, mobilizar recursos e prestar assistência técnica aos dois municípios. Ao setor também cabe a responsabilidade de dar suporte e fornecer orientações aos interessados para dar agilidade ao processo.

 

Da teoria à prática
Após a elaboração do projeto, com duração prevista de um ano, a idéia é realizar uma ação efetiva nos municípios de Santana do Livramento e Rivera. Entre as iniciativas, por exemplo, pretende-se revitalizar os 10 quilômetros de área de fronteira urbana com ações de saneamento básico, pavimentação de vias públicas, embelezamento de ruas e calçadas e reestruturação do Parque Internacional da região, cuja administração é compartilhada entre os dois entes federados.


Juntos, os dois municípios possuem aproximadamente 170 mil habitantes. Além da proximidade física, contam com integração social, econômica e cultural. Se bem sucedida, a experiência desta ação em conjunto pode servir de exemplo a outros projetos em parceria com países vizinhos da América do Sul.

 


 


Notícias relacionadas