Notícias
16/08/2011
Ziulkoski debate estratégias de ações internacionais nesta terça-feira
CNM
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, recebeu na manhã desta terça-feira, 16 de agosto, o Assessor Especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Alberto Kleiman, na sede da entidade. A reunião tratou de estratégias de ações internacionais com atuações de Municípios brasileiros.
Durante a reunião, Ziulkoski e Kleiman falaram sobre a criação de uma subsecretaria técnica vinculada ao Comitê de Articulação Federativa (CAF), em que a CNM teria colaboração. “A subsecretaria técnica irá preparar pautas para que, em reuniões, o CAF as debata. Questões como a descentralização, que já não tinham muito espaço, agora voltarão às discussões”, antecipa Kleiman.
Outro assunto de bastante repercussão nesta manhã foi quanto à capacitação de funcionários de prefeituras de cidades gêmeas de fronteiras do Mercosul, financiado Agência Espanhola de Cooperação Internacional, para que eles façam os próprios projetos. “Existe um Fundo, o Focem [Fundo para Convergência Estrutural do Mercosul], que rende R$ 10 milhões anuais aos Municípios, e eles não têm acesso ao recurso por causa da falta de projetos de qualidade”, explica Ziulkoski, que quer ajudar os Municípios a reverterem a situação. Kleiman reitera que o Fundo rende R$ 100 milhões anuais somados os quatro países, e que o Brasil aporta 70%, e fica com 10% do valor.
Apoio
A CNM apoia os trabalhos de Cooperação Franco Brasileira e projetos como o Brics – referente ao acordo entre Brasil, Rússia, Índia e China.
Ainda em 2011, a CNM deve participar de pelo menos dois eventos do Comitê. O primeiro que ocorre nos dias 28 e 29 de setembro, será sobre o Marco Legal de Cooperação Descentralizada, em Brasília e, o segundo, será a 4.ª edição Franco Brasileira, que ocorre de 16 a 18 de novembro, em Fortaleza (CE).