Notícias
21/11/2006
Ziulkoski afirma que municípios estão saudáveis e podem buscar financiamentos internacionais
Rodrigo Bauer e Viviane Oliveira
Agência CNM
Ao encerrar a Conferência de Lançamento da CNM Internacional, nesta terça-feira, 21, o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski lembrou que apenas seis municípios estão acima do limite de endividamento exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Além disso, de acordo com dados da entidade, em 2005, as administrações municipais acumularam um superávit de R$ 7,14 bilhões.
“Os municípios estão saudáveis, têm garantias, e têm como buscar financiamentos no exterior. Precisamos encontrar maneiras para viabilizar isso, que vai resultar em melhorias para toda a população”, afirmou Ziulkoski. Ele ainda destacou o programa PNAFM, que tem à disposição dos municípios US$ 2,2 bilhões para financiamento, e desde 1988 apenas seis municípios tiveram acesso a esses recursos.
Estiveram presentes no último painel da Conferência, o gerente de relações internacionais da Caixa Econômica Federal (CEF), Luiz Felippe Pinheiro; da Secretaria de Assuntos Internacionais (Seain), José Miranda; assessor sênior do Banco Mundial, Antônio Magalhães; Subchefia de Assuntos Federativos, Alberto Kleiman; Simone Direito Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (ACDI/CIDA); embaixada francesa, Alain Siberchicot.