Notícias
07/03/2016
Zika vírus e preparação para a Habitat III foram destaques da sessão do Bureau Executivo da Flacma
O vírus zika na América Latina foi um dos assuntos das reuniões e declarações firmadas durante a Sessão do Bureau Executivo da Flacma - Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais. Além do problema enfretado principalmente no Brasil, a preparação para a Habitat III também foi pauta do documentos assinados dia 4 de março, em Santo Domingo - República Dominicana. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do encontro que reuniu autoridades municipalistas de 17 países da América Latina e Caribe.
As reuniões políticas e temáticas geraram debates e decisões que representam novos caminhos para o movimento municipalista da região. Sobre a crise na saúde pública na América Latina, causada pelo vírus zika, os governantes locais destacaram a necessidade de combater o problema conjuntamente, compartilhando informações e experiências dos governos locais. Ressaltou-se também a importância de envolver organizações internacionais, setor privado e governos centrais nas ações que fortaleçam os governos locais no combate ao vírus e ao mosquito Aedes Aegypti.
Em relação a preparação da Habitat III, a Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável, as discussões destacaram às cidades pequenas e zonas rurais da América Latina e Caribe. Isso, no sentido de contribuir com a Nova Agenda Urbana, que será definida pelo evento em outubro de 2016, a declaração da Flacma reconheceu a importância das cidades pequenas e das complementariedades entre o espaço urbano e o espaço rural.
Além desses debates, vários outros temas foram abordados na reunião, como descentralização, agendas de desenvolvimento, campanha #ElesPorElas e a situação política na Venezuela.
Confira os textos na íntegra das declarações sobre o vírus da zika e a Habitat III, em espanhol