Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Vencedores do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor fazem visita técnica a Austrália e a Nova Zelândia

Notícias

12/11/2014

Compartilhe esta notícia:

Vencedores do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor fazem visita técnica a Austrália e a Nova Zelândia

DivulgaçãoDoze gestores municipais vencedores da 8.ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor fizeram viajem de visita técnica à Austrália e a Nova Zelândia. Parte da homenagem, os prefeitos contemplados na premiação tiveram a oportunidade de conhecer centros de referência em empreendedorismo, com foco em políticas públicas municipais. 

Foram contemplados com a viagem, os cinco vencedores da modalidade Melhor Projeto por Região e os sete vencedores das Categorias Temáticas. Durante a deslocamento ocorrido no dia 31 de outubro, foi possível ter contato com outras realidades de administrações que desenvolvem políticas nas categorias contempladas pela premiação. Com por exemplo: como cidades que privilegiam compras governamentais de micro e pequenas empresas locais, desburocratização, agronegócios e eventos esportivos. 

Na Austrália, a viagem técnica da comitiva vencedora começou no Consulado Geral do Brasil, onde os prefeitos foram recebidos pelo embaixador Carlos Henrique de Abreu e trocaram experiências brasileiras e australianas em pequenos negócios, junto do secretário parlamentar de Novas Gales do Sul para Assuntos Regionais, Daryl Maguire, e do empresário brasileiro do Conselho da Comunidade Brasileira da Austrália, Marcelo Bussacarini. 

Os prefeitos visitaram o Município de Bankstown e Sydney Olimpic Park. Em Bankstown, região metropolitana localizada a 20 km ao Sudoeste de Sidney, a comitiva foi recebida pela prefeita Linda Downey, que apresentou aos brasileiros o Bankstown Business Advisory Service – órgão municipal que presta assistência e consultoria para operacionalização, gestão e expansão de negócios. Na Austrália, as micro e pequenas empresas representam 95,9% das empresas legalmente constituídas e são responsáveis por 48% dos empregados gerados no país. 

Legado
Também foi possível conhecer o legado positivo que os Jogos Olímpicos de Sydney deixaram à cidade. O projeto apresentado aos prefeitos foi a atual instalação de uma minicidade em torno do Parque Olímpico de Sidney, cujos apartamentos já estão praticamente todos vendidos. Os ganhos ambientais e em mobilidade, proporcionados pelos Jogos, também são sentidos até hoje pelos habitantes da cidade. 

DivulgaçãoJá na Nova Zelândia, os gestores foram recebidos pelo diretor do Ministério de Negócios Estrangeiros e do Comércio, Jeremy Clark Watson, e pela consulesa honorária da Nova Zelândia, Kátia Mackenzie, em Auckland. O contado dos prefeitos vencedores com facilidades para negócios na Nova Zelândia, marcados por modernos processos de registro de novos empreendimentos, foi garantido por Caroline Castro, brasileira que trabalha na New Zeland Company Office

Burocracia
No país é possível abrir uma empresa em menos de um dia, o que garante ao país o primeiro lugar no mundo no quesito de agilidade da burocracia, segundo o relatório Doing Business 2014 – Fazendo Negócios, em português. O Brasil ocupa a 123.ª posição no mesmo ranking, onde são necessários 107,5 dias para criar uma empresa. 

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor criado em 2001 tem motivado os prefeitos a estimularem o surgimento e o desenvolvimento de pequenos negócios e a modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do Município e incluindo o empreendedorismo definitivamente na agenda da gestão municipal. 

DivulgaçãoHomenageados
Na última edição se destacaram os gestores de: Paulo Pombo Tocantins, de Paragominas (PA); Douglas Lucena Moura de Medeiros, de Bananeiras (PB); Maurílio Ferreira Azambuja, de Maracaju (MS); Vinicius Medeiros Farah, de Três Rios (RJ); Nestor Tissot, de Gramado (RS); Altair Cardoso Rittes, de Dionísio Cerqueira (SC); Cícero Neco Morais, de Estreito (MA); Eduardo Medeiros Cabral, de Cristália (MG); Charles Fernandes Silveira Santana, de Guanambi (BA); Ricardo Fávaro Neto, de Itaquiraí (MS); José Rechuan Junior, de Resende (RJ); e Laurez da Rocha Moreira, de Gurupi (TO). 

Todos eles estavam na comitiva, que também foi composta pelos gerentes e analistas das unidades de Políticas Públicas do Sebrae Alessandro Machado (RS), Cássio Duarte (MG) e Jorge Veneza (MS). Também acompanham os vencedores a coordenadora nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, Denise Donati, da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, e a coordenadora da missão, Débora Teixeira, da Unidade de Assessoria Internacional do Sebrae. 

Mais informações sobre os projetos contemplados aqui

 


Notícias relacionadas