

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.
26/02/2014
A carga tributária é um dos principais motivos dos altos preços dos carros no Brasil. Os impostos representam, em média, cerca de um terço do preço de um carro no país. As informações foram apresentadas por especialistas que participaram de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta terça-feira, 25 de fevereiro.
Mais de 200 perguntas e observações foram enviadas por cidadãos brasileiros para a audiência pública por meio das redes sociais e do Alô Senado. Na oportunidade, os participantes sobre o grande número de recalls no Brasil, testes de colisão que apontam baixa qualidade dos carros vendidos no Brasil, congestionamentos nas médias e grandes cidades e problemas na reposição de peças no mercado nacional.
Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), há uma contradição que precisa ser vencida: ao mesmo tempo em que os tributos sobre automóveis são importantes para a receita dos Municípios e a geração de empregos, há o comprometimento da mobilidade urbana, incluindo poluição ambiental, aumento do número de acidentes e custos de infra-estrutura viária. A entidade destaca, ainda, que o transporte coletivo e os modais não motorizados acabam desvalorizados.
“O desafio a ser vencido é manutenção da receita e do emprego com a diminuição gradativa da dependência na indústria automobilística. Nesse sentido a CNM entende que a receita do Estado deve ser desconcentrada, pulverizando em diversos setores, como o setor primário, com estímulo à agroindústria”, destaca a área técnica de Trânsito da Confederação.
Agência CNM, com informações da Agência Senado