

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.
19/04/2011
CNM
Municípios localizados entre os Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo serão os primeiros beneficiados com uma nova alternativa para o transporte intermunicipal: a linha de Trem de Alta Velocidade (TAV), também conhecida como trem-bala. A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) durante seminário nesta segunda-feira, 18 de abril, em São Paulo.
A ANTT garante a interligação dos Municípios por meio das estações a serem construídas ao longo da ferrovia. Ao todo, essa primeira linha deve cortar 38 Municípios. De acordo com a Agência, o TAV deve ajudar na redução do uso de automóveis e ônibus nos grandes e pequenos centros – colaborando com o Meio Ambiente.
Durante o seminário, o diretor geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, discutiu com os presentes sobre o primeiro trem-bala brasileiro, e disse que o atendimento regional do TAV faz parte de um plano do governo para incluir as ferrovias no sistema de transporte de pessoas. “Provavelmente, teremos uma estação em Resende, em Volta Redonda, em Taubaté, em São José dos Campos, em Aparecida do Norte e em Guarulhos”, aposta.
Ainda segundo Figueiredo, haverá um leilão para eleger a empresa que construirá as linhas, e esta deve decidir quantas, e onde, serão as estações. “Quanto maior o número de estações, mais ajuda a empresa tem para aumentar seu faturamento, pois aumenta o acesso ao trem-bala e beneficia a população”, explica.
Prazo e orçamento
O leilão para construção do TAV está previsto para ocorrer em julho de 2011. Após a empresa que fará a construção da ferrovia ser escolhida, a obra deve começar no segundo semestre de 2012; e a expectativa é que até 2018 o trem-bala esteja operando. O orçamento não oficial da obra gira em torno de R$ 20 bilhões.
Agência CNM, com informações da Agência Brasil