Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Temática sobre mulheres no desenvolvimento sustentável é destacada em publicação da ONU

Notícias

21/10/2014

Compartilhe esta notícia:

Temática sobre mulheres no desenvolvimento sustentável é destacada em publicação da ONU

DivulgaçãoA Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres publicou a Pesquisa Mundial de 2014 sobre o papel da mulher no desenvolvimento sustentável. O documento oferece aos gestores um conjunto de recomendações de ações políticas e iniciativas que levam em conta a questão de gênero. Isso reforça o trabalho da Confederação Nacional de Municípios (CNM) em seu projeto Mulheres Seguras, cuja proposta é desenvolver novas políticas e programas de proteção às mulheres, tanto em espaços públicos como domésticos.

E o momento é decisivo, pois as discussões sobre os Objetivos do Milênio (ODM) partem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015.

Conforme aborda a publicação da ONU Mulheres, essa é uma temática que merece atenção das autoridades e governos locais. O material apresenta três critérios para as ações políticas: apoiar as capacidades e os direitos de meninas e mulheres; reduzir o trabalho não remunerado; e defender a participação igualitária e significativa delas como atoras, líderes e tomadoras de decisão.

Aspectos ambientais, econômicos e sociais - as três dimensões da sustentabilidade - são abordados em temas como economia verde, segurança alimentar, dinâmicas populacionais, integridade física das mulheres, trabalho decente, entre outros. Cada capítulo enfatiza de que forma a ação das mulheres é fundamental para se atingir um desenvolvimento verdadeiramente sustentável em uma relação recíproca: o desenvolvimento deve garantir a igualdade de gênero, ao mesmo tempo em que a igualdade de gênero reforça a sustentabilidade do desenvolvimento.

Governos locais

Sobre os governos locais, o documento faz menção principalmente à Agenda 21. A iniciativa prevê a construção da sustentabilidade a partir do governo local, por meio de iniciativas municipais e grupos comunitários, para estimular uma série de projetos realizados localmente. Ela foi aprovada na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92).

Porém, a publicação da ONU Mulheres alerta que a falta de atenção para as desigualdades de gênero continua presente até hoje também em muitas iniciativas de base comunitária para o desenvolvimento sustentável.

Estratégias

Diante dessa dificuldade, a pesquisa aponta que o desenvolvimento sustentável exige ações conjuntas que se estendam nas escalas local, nacional e global. Isso sugere que, ainda que as principais recomendações partam de iniciativas internacionais, as questões práticas relativas à igualdade de gênero e empoderamento feminino devem ser incentivadas também pelas instituições a nível local, mais próximas das mulheres e meninas.

Todas as políticas e estruturas de desenvolvimento sustentável a nível global, regional, nacional e local devem, portanto, incluir um compromisso explícito com a igualdade de gênero e com a promoção dos direitos e das capacidades de mulheres.

Mulheres Seguras

A CNM também está engajada com a temática. Por meio do Projeto Mulheres Seguras, a entidade, com apoio financeiro da UniãoDivulgaçãoEuropeia, está conduzindo uma iniciativa piloto com municípios de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

A ação busca desenvolver novas políticas voltadas às mulheres. Para isso, trabalha o fortalecimento de liderança de gestoras municipais com a colaboração da sociedade civil.

Acesse aqui a Pesquisa Mundial de 2014

Saiba mais sobre a iniciativa Mulheres Seguras da CNM

 


Notícias relacionadas