Notícias
26/08/2014
São Paulo recebe prêmio MobiPrize na categoria Cidade/Estado empreendedor
O prêmio MobiPrize na categoria Cidade/Estado empreendedor que incentiva inovações sustentáveis de transporte pelos governos locais foi entregue a São Paulo. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apoia premiação promovida pela iniciativa Mobilidade Sustentável e Acessibilidade, Pesquisa e Transformação (Smart). A entidade – parceira da Smart há alguns anos – compõe o grupo de jurados do prêmio, criado em 2012.
Um dos objetivos do MobiPrize é reconhecer gestores e empreendedores que apoiem tecnologias de mobilidade sustentáveis. Nesse aspecto, o reconhecimento de São Paulo foi resultado das ações do Município, que fundou o Laboratório de Mobilidade (MobiLab). A Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo (SMT) promoveu análise de dados para criação de soluções participativas. Isso, com base nos princípios da inovação, transparência e participação pública, com o objetivo de melhorar a gestão da mobilidade.
Para permitir maior participação e deliberação por parte da sociedade nas políticas públicas de transporte, plataformas digitais foram elaboradas. Além disso, foi instituído um melhor sistema de avaliação e feedback das ações do governo, o processo incluiu a maior ação de planejamento participativo na história da cidade – que consistiu de 114 audiências públicas, 25.692 participantes e 10.147 contribuições.
Política
Outra medida destacada foi a ação Dá Licença, Ônibus, levada a cabo para a Copa do Mundo em 2014, que abriu 344 km de faixas exclusivas para ônibus na cidade. São Paulo também tem melhorado a infraestrutura para uso de bicicletas. Desde junho, a cidade adicionou 16 km de ciclovias, elevando o total para 79 km. A prefeitura anunciou projeto de aumentar ainda mais o número, e passar para 400 km – 248 milhas – até o final de 2015. O novo plano diretor da cidade prioriza o desenvolvimento sustentável através da promoção de espaços públicos e desencorajando o uso de carros, com um trânsito orientado para o desenvolvimento.
Como vencedora em 2014, São Paulo será homenageada durante o Congresso Mundial Intelligent Transportation Systems, em Detroit, nos Estados Unidos, entre os dias 7 e 11 de setembro. Entre os ganhadores de outras categorias estão a organização indiana chamada G-Auto, pelo trabalho realizado na profissionalização da indústria dos tuk-tuks e a Scottish Enterprise pelo estabelecimento de um plano de ação para inovação em transportes na Escócia.