Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Sociedade civil pode contribuir com os preparativos para a Habitat III

Notícias

16/07/2015

Compartilhe esta notícia:

Sociedade civil pode contribuir com os preparativos para a Habitat III

Gov. BahiaEm preparação para a Habitat III, a Organização das Nações Unidas (ONU) abriu um espaço online de interação com a comunidade. Denominado Diálogos Urbanos, o espaço ficará aberto para contribuições até o dia 31 de julho. Está disponível também na língua portuguesa.

O Diálogos Urbanos serve para que a sociedade civil possa compartilhar experiências, críticas e sugestões em diversas áreas como estruturas urbanas, coesão social e habitação. Essa etapa faz parte do processo de construção da Habitat III e da Nova Agenda Urbana.

A conferência está programada para 2016, em Quito, no Equador. O objetivo é debater temáticas relacionadas ao desenvolvimento urbano sustentável. A cada 20 anos a ONU organiza um ciclo de conferências mundiais, da qual a Habitat III faz parte.

No Brasil, as edições anteriores influenciaram vários pontos como a aprovação do Estatuto da Cidade, em 2001; a criação do Ministério das Cidades, em 2003; a criação do Conselho das Cidades, em 2003, que resultou no Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV).

Apoio aos gestores

Para auxiliar os gestores municipais, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) preparou o guia Meu Município e a Habitat III. O objetivo da publicação era explicar, por meio de uma linguagem simples, a importância das cidades na construção da Nova Agenda Urbana.

O material foi destacado em páginas internacionais, como o site da ederação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações (Flacma). A entidade tem atuado fortemente no engajamento dos gestores brasileiros nos preparativos para a Conferência Habitat III.

Confira aqui o guia da CNM

Agência CNM, com informações do Portal Federativo


 


Notícias relacionadas