Notícias
28/08/2009
Socióloga francesa desenvolve projetos com apoio da CNM
CNM
Em comemoração ao Ano da França no Brasil, a Confederação Nacional de Municípios (CNM), recebeu a importante colaboração da socióloga francesa Emilie Ronflard. Por meio de uma parceria com a entidade municipalista francesa Cités Unids France (CUF), ela trabalhou na CNM durante 4 meses na área internacional, período em que contribuiu para a publicação de um estudo sobre a Cooperação Descentralizada Franco-Brasileira.
A vinda de Emilie é resultado dos esforços da CNM em trabalhar pela internacionalização dos Municípios brasileiros. Em abril, por exemplo, o consultor canadense Augusto Mathias colaborou em projeto da CNM e do PNUD para promover o desenvolvimento urbano e social em quatro Municípios do País.
Emilie é mestra especializada em Gestão de Projetos com a América Latina. Ela pesquisou, com suporte da CNM, os conselhos municipais e a participação democrática nas regiões do País. E desenvolveu, também, atividades em diversos projetos da entidade.
Além disso, a socióloga passou temporadas de estudo no Uruguai, México, Chile e El Salvador. Agora, está concluindo um projeto de cooperação entre a CNM e os Municípios de El Salvador, vinculado aos planos diretores. Ela elogia a CNM pela luta em prol do municipalismo brasileiro e pela variedade de áreas desenvolvidas na entidade: “A CNM é, com certeza, a entidade municipalista de maior relevância da América Latina”, afirma.
De acordo com a estudiosa, a fundação com objetivos mais parecidos com os da CNM na França é a Association des Maires de France, que representa os prefeitos. Outras associações como a CUF; a Association des Regions de France; Association des Petites Villes de France e des Maires de Grandes Villas de France, têm cunho cooperativo de cidades pequenas ou grandes.
Integração Brasil e França
Durante a XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, Emilie intermediou a relação entre o ex-ministro francês, Charles Josselin, e o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. A visita de Josselin teve foco na importância da parceria entre a França e os Municípios brasileiros. Uma cartilha foi publicada na ocasião do ano da França no Brasil sobre a Cooperação descentralizada franco-brasileira.
Ziulkoski destaca que a visita do ex-ministro francês foi uma iniciativa para promover a parceria internacional. Para ele, o ano de 2009, considerado o ano da França no Brasil, fortalece esta integração.