Notícias
12/12/2013
Sinalização do Patrimônio Mundial no Brasil deve promover maior visibilidade
Contribuir para a promoção e maior visibilidade dos sites do Patrimônio Mundial no Brasil é o objetivo da Sinalização do Patrimônio Mundial no Brasil – Orientações Técnicas para sua Aplicação. A publicação é resultado da parceria entre o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Diversos distintos de referências para a produção de projetos de sinalização dos sites do Patrimônio Mundial no Brasil estão contemplados na publicação. A intenção é estimular gestores e comunidades locais a adotarem a identidade visual do Patrimônio Mundial na sinalização dos sites culturais, naturais e mistos do país. O projeto – da Unesco e do Iphan – demonstra a preocupação com a proteção dos patrimônios culturais, naturais e mistos.
O Manual também traz princípios, como: padronização, qualificação, informação e comunicação, acessibilidade e exclusividade, a publicação apresenta todas as informações necessárias para a produção de projetos de sinalização turística e cultural. Isso, de forma simples e direta.
Rede de Cidades Históricas
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) fomentou a criação da Rede de Cidades Históricas Turísticas e Rede de Cidades Patrimônio da Humanidade – durante a XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios –, congregando os com a mesma características em uma estrutura nacional. A CNM estimula os Municípios a utilizarem o manual de forma a adotarem um padrão visual mundialmente utilizado.
Veja a publicação aqui