Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Senado aprova PL com medida excepcional para mulheres vítimas de violência

Notícias

14/10/2021

Compartilhe esta notícia:

Senado aprova PL com medida excepcional para mulheres vítimas de violência

141021 violenciamulherA concessão de medidas cautelares de urgência, como prisão preventiva, independentemente de manifestação do Ministério Público ou de oitivas das partes, em casos de violência doméstica, é o que estabelece o Projeto de Lei (PL) 4.4194/2019. A matéria aprovada pelo Senado Federal, nesta quarta-feira, 13 de outubro, segue para análise da Câmara dos Deputados.

O texto aprovado modifica o Código de Processo Penal atual para definir que as medidas cautelares sejam decretadas pelo juiz a requerimento das partes ou, quando no curso da investigação criminal, por representação da autoridade policial ou mediante requerimento do Ministério Público. Também para permitir a decretação de prisão preventiva nos casos de violência doméstica e familiar.

De autoria do senador Jorge Kajuru (Podemos-GO), o projeto PL altera ainda a nomenclatura do delito de lesão corporal praticado no âmbito doméstico para “lesão resultante de violência doméstica e familiar”. Além disso, emenda acrescida ao texto insere os termos “lesão corporal resultante de violência doméstica e familiar” e “lesão corporal resultante de violência contra a mulher”. O objetivo é tornar mais clara a terminologia no Código Penal.

O texto aprovado também incorpora novo entendimento, em relação às vítimas, trata-se de “qualquer pessoa que conviva ou tenha convivido com o agente”. Foi mencionado, durante a votação da matéria, que o projeto é um avanço para preservar a integridade da vítima, visto que em muitos Municípios do interior, em finais de semana, as mulheres são agredidas e não tem como comunicar de imediato o Ministério Público.

Foto: Agência Brasil

Da Agência CNM de Notícias, com informações do Senado


Notícias relacionadas