Notícias
10/01/2023
Marcha 25 anos: MMM reforça luta da mulher por igualdade na política brasileira
Dar voz, visibilidade e empoderamento às mulheres presentes na política brasileira foi um dos escopos do Movimento Mulheres Municipalista (MMM) lançado durante a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em 2017. Na série de matérias que comemoram os 25 anos de Marcha, o MMM ganhou destaque por marcar uma das edições do maior evento municipalista da América Latina e reforçar a importância do trabalho desenvolvido por mulheres à frente das administrações municipais.
O MMM foi idealizado pela primeira-dama do municipalismo brasileiro, Tania Ziulkoski, com essencial envolvimento de uma das fundadoras da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Dalva Christofoletti. “Em primeiro lugar, temos que convocar mulheres a participar da vida política do país. Estamos começando uma caminhada”, disse Tania ao assinar a ata de lançamento do Movimento. Desde do dia do lançamento, em maio de 2017, até hoje, o grupo tem avançado nas discussões e nos debates com a participação de diversas autoridades femininas.
Ao longo dos quase seis anos de atuação, o MMM já participou de diversos eventos e recebeu homenagens pelo trabalho desenvolvido. O grupo já realizou mais de 40 eventos nacionais e internacionais, foi representado por prefeitas em ações desenvolvidas em dez países, executou projetos com financiamento internacional para fortalecimento de políticas públicas de mulheres, realizou seminário internacional para a disseminação das boas práticas implementadas por prefeitas brasileiras durante a pandemia, ampliou o número de prefeitas participando da diretoria da CNM e instalou seis MMMs Regionais, além de promover quatro encontros nacionais com senadoras e deputadas federais.
A última ação do grupo que ganhou destaque foi o lançamento do Livro Políticas Públicas de Gênero no contexto da gestão local: enfrentamento da Covid-19. Resultado de um evento em que lideranças femininas, inclusive de Portugal e Espanha, puderam compartilhar suas experiências enquanto gestoras durante a pandemia, o livro é a compilação dos relatos das gestoras e participantes do evento sobre os desafios da mulher na política.
MMM no Congresso
No Congresso Nacional, as representantes do Movimento Mulheres Municipalistas se fizeram presentes ao ampliar o diálogo com a bancada feminina de deputadas e senadoras, no intuito de apresentar e debater a pauta prioritária. Na Casa, o grupo também recebeu algumas homenagens pelo trabalho que vem desenvolvendo junto às prefeitas.
MMM na Marcha
Desde o lançamento, em 2017, o MMM esteve presente em todas as edições da Marcha. No palco principal, o grupo recebe lideranças femininas das três Esferas do governo federal e cobra pautas do movimento municipalista. “Nossa missão é aumentar a representação política das mulheres no movimento municipalista, fomentar a participação das mulheres nos processos eleitorais e espaços políticos de decisão, articular a pauta municipalista com a bancada feminina no Congresso Nacional e fortalecer as capacidades de gestão municipal nas políticas públicas baseadas na cooperação entre mulheres”, relembrou a fundadora do MMM na Marcha do ano passado.
Inscrições
Para participar da 24ª edição da Marcha, as lideranças municipais podem acessar o hotsite do evento e se inscrever. Em 2023, o evento ocorrerá de 27 a 30 de março, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).