
Home / Comunicação / Seminário internacional discute legislação e compartilhamento de serviços públicos na fronteira
Notícias
30/05/2014
Seminário internacional discute legislação e compartilhamento de serviços públicos na fronteira

O assunto é tema de seminário realizado nestas quinta e sexta-feira, 29 e 30 de maio. Com o tema Desafios para a Integração Transfronteiriça, o Seminário Internacional de Regiões de Fronteira reúne cerca mil gestores públicos e especialistas em Foz do Iguaçu. O evento é organizado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR) e Itaipu Binacional.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou dos debates, juntamente com outras entidades municipalistas. Para o representante da Confederação no evento, Joarez Henrichs, é fundamental a parceria das prefeituras com o governo federal para mudar a visão marginalizada dos Municípios fronteiriços.
O secretário-executivo da SRI, Luiz Azevedo, registrou é preciso superar entraves jurídicos e administrativos para fortalecer a integração nestas regiões do país. Ele citou o exemplo de cidades fronteiriças que enfrentam problemas localizados como o caso de mulheres surinamesas que cruzam a fronteira com o Brasil para realizar partos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Muitas vezes o prefeito se vê obrigado a atender uma demanda, sem que haja uma legislação que a regulamente. Não podemos avançar só do ponto de vista econômico”, disse.
Pesquisa
Estudo realizado pelo Observatório do Crack, da CNM, mostra a insuficiência do sistema de segurança pública no Brasil. Em todas as regiões fronteiriças foi comum o relato de problemas como roubo, furto e violênciaa, além do tráfico e uso de drogas. Ao todo, 330 Municípios participaram da pesquisa.
Veja aqui o estudo completo O Crack na Fronteira Brasileira.
Agência CNM, com informações do Portal Federativo
Notícias relacionadas


