Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Seminário apresenta modelo de cooperação entre Municípios da fronteira

Notícias

22/05/2014

Compartilhe esta notícia:

Seminário apresenta modelo de cooperação entre Municípios da fronteira

LogoNos dias 29 e 30 de maio em Foz do Iguaçu (PR) será realizado o Seminário Internacional de Regiões de Fronteira. Com o tema “desafios para a integração transfronteiriça”, o evento busca ampliar a cooperação e a troca de conhecimentos entre agentes das cidades fronteiriças. Gestores dos Estados e Municípios que compõem a faixa de fronteira do Brasil e lideranças de países vizinhos fazem parte do público-alvo do seminário.

Como parte da programação, serão apresentadas iniciativas de cooperação e experiências no campo das políticas públicas de desenvolvimento regional. Dentre elas, a implementação do Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF).

O presidente do projeto e também prefeito do Município Dionísio Cerqueira (SC), Altair Rittes, recebeu o título de Prefeito Empreendedor, concedido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com a proposta do CIF. Fazem parte da iniciativa os Municípios: Bom Jesus do Sul (PR), Barracão (PR) e Bernardo de Irigoyen, da Argentina.

Sistema ineficiente

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca a importância de se debater a questão fronteiriça do País junto aos gestores públicos. Em 2013, o projeto Observatório do Crack lançou a publicação O Crack na Fronteira Brasileira. O estudo demonstrou a insuficiência do sistema de segurança pública no Brasil. Em todas as três regiões fronteiriças foi comum o relato de problemas com roubo, furto e violência. Ao todo, 330 Municípios participaram da pesquisa.

O Seminário Internacional de Regiões de Fronteira é organizado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu e Itaipu Binacional.

Mais informações sobre o seminário aqui

Para ter acesso a pesquisa completa O Crack na Fronteira Brasileira clique aqui




Notícias relacionadas