Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Seminário Espaço Fronteiriço Argentino-Brasileiro conta com participação da CNM

Notícias

09/11/2017

Compartilhe esta notícia:

Seminário Espaço Fronteiriço Argentino-Brasileiro conta com participação da CNM

09112017 Foto reuniao FronteiricaSeminário promovido pela Embaixada do Brasil, em Buenos Aires, contou com participação da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Com o tema Diálogos para a Construção do Espaço Fronteiriço Argentino-Brasileiro, o seminário ocorreu no dia 7 de novembro. Na ocasião, o consultor de Turismo da entidade, Mario Nascimento, apresentou o projeto Mundo Gaúcho, que é uma das ações da entidade para a região de fronteira.

O Mundo Gaúcho envolve a criação de uma Rota Turística Integrada, com objetivo de diversificar a economia dos Municípios. Também deseja promover o desenvolvimento econômico sustentável; fortalecer as cadeias produtivas tradicionais; criar novas estratégias para comercialização da produção associada ao turismo; e promover a integração entre os povos da região por meio turismo, educação, cultura, lazer e a melhoria da qualidade de vida da população.

Além da Confederação, o evento registrou a presença de gestores municipais da região de fronteira brasileira, dentre eles: os prefeitos de Santo Antônio do Sudoeste (PR) e Itaqui (RS), Zelírio Ferrari e Jarbas Martini; o vice-prefeito de Capanema (PR), Milton Kafer; o secretário da Indústria de Barracão (PR), Enéias Flores; e o secretário de Turismo e Desenvolvimento de Foz do Iguaçu (PR), Gilmar Piolla.

09112017 Foto reuniao Fronteirica 2Os municipalistas expuseram ações já existentes para a promoção de uma relação mais próxima entre os Municípios dessa região como o Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF). Para o prefeito de Itaqui, o desenvolvimento do Mundo Gaúcho é uma forma de reforçar a relação das cidades com características comuns, estreitando os laços e as características indenitárias.

Ferrari destaca que a região possui particularidades dividas com todos os países que fazem fronteira. “O Mundo Gaúcho nos traz características que todos nós vivemos a vida inteira e não percebemos (...) a característica urgente de vida é a mesma”, destacou o prefeito.

Outras ações

Neste sentido, a CNM promove o Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, agendado para o período de 27 a 30 de novembro deste ano. O evento é promovido em parceria com a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e conta com o apoio institucional da prefeitura de Foz do Iguaçu e com apoio financeiro da Caixa Econômica Federal, da Editora Positivo, do Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Itaipu Binacional e governo federal. Além disso, conta com o apoio institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).


Notícias relacionadas