Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Seminário sobre governos locais do Mercosul está agendado para março

Notícias

22/12/2009

Compartilhe esta notícia:

Seminário sobre governos locais do Mercosul está agendado para março

CNM

 

O Seminário Internacional A Agenda Política do Mercosul Local aprovado pelo Comitê de Municípios do Foro de Autoridades Locais, Estaduais e Provinciais e pela Rede de Mercociudades teve a data marcada para os dias 18 e 19 de março de 2010, na cidade de Tandil (Argentina). O encontro tem como objetivo aprofundar o debate sobre a inserção dos governos locais do Mercosul em três eixos temáticos: integração fronteiriça, integração regional e Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul (Focem).

 

Responsáveis por temas vinculados ao Focem para integração regional e à integração fronteiriça estarão presentes ao Seminário. O encontro também visa gerar um espaço de intercâmbio para analisar a contribuição dos governos locais ao longo destes anos no âmbito do FCCR e da Rede de Mercociudades.

 

Uma reunião com o Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR) e um encontro do Conselho Executivo da Rede Mercociudades são eventos previstos para ocorrer paralelamente ao Seminário.

 

Mercosul

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acredita que este Seminário será uma contribuição para o fortalecimento e a consolidação do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e do constante aperfeiçoamento institucional do bloco. Trata-se de concretizar uma análise política do Mercosul a partir do ponto de vista das autoridades locais, com o propósito de aproximar ferramentas concretas que permitam consolidar a integração regional.

 

A CNM considera importante que os Municípios brasileiros participem deste Seminário e contribuam para o debate. Os gestores municipais também terão a oportunidade de conhecerem mais sobre o Focem, fundo que destina recursos a projetos que melhoram a infra-estrutura das economias menores e regiões menos desenvolvidas do Mercosul.

 

Dúvidas, entre em contato com: internacionales@tandil.gov.ar

 

 

 

 

 

 


Notícias relacionadas