Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Seminário Internacional sobre Modernização da Gestão: Ziulkoski representa Municípios

Notícias

31/05/2013

Compartilhe esta notícia:

Seminário Internacional sobre Modernização da Gestão: Ziulkoski representa Municípios

Ag. CNM/Ing. Jorge Martinez Vasquez, o pref. deIbarra e o pres. da Ass. de Municipalidades Equatorianas (AME)O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, representa os Municípios brasileiros durante o Seminário Internacional sobre Modernização da Gestão Municipal. O evento direcionado a líderes políticos interessados no fortalecimento da governabilidade democrática ocorre, em Guadalajara – no México, e será encerrado nesta sexta-feira, 31 de maio. A Organização dos Estados Americanos (OEA), o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e a Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (Cida) foram responsáveis pelo convite ao líder municipalista.

Além de ser um espaço para o conhecimento de experiências latino-americanas, o evento  viabiliza discussões sobre ações para o desenvolvimento local. O prefeito de Canoas-RS, Jairo da Silva, também participa do encontro, em que apresentou experiências com enfoque na participação cidadã. Outros presidentes de associações nacionais de Municípios da América Latina estão no Seminário. O evento é importante para trocar informações sobre as agendas municipalistas de outros países e reforçar a mobilização para o Congresso da Flacma. Agendado para os dias 12 a 14 de junho em Puerto Iguaçu, Argentina.

Instrumentos que favorecem a transparência e o acesso à informação estão na programação principal do evento. Segundo Ziulkoski, o contexto brasileiro atual reforça a relevância da discussão, isso porque o país tem demonstrado conquistas obtidas e desafios a serem superados. Durante o seminário, também foi abordado a desconcentração de serviços desacompanhada da descentralização dos recursos e marcos jurídicos, a cooperação federativa entre os níveis de governo e a necessidade de alinhar os planejamentos em curto e em longo prazo.

Seminário Internacional sobre Modernizao da Gestão MunicipalSistemas de gestões
Entre os desafios das administrações municipais estão os sistemas de gestões. Neste contexto, experiências latino-americanas – que vão de encontro a essa necessidade – semelhantes ao Urbem: Soluções em Gestão Pública desenvolvido pela CNM foram apresentadas. Chamaram a atenção experiências como: a do Município de Junin na Argentina e as desenvolvidas pela OEA por meio de um programa denominado Munet.

Durante o seminário, a organização internacional solicitou apoio da CNM para fortalecer a inclusão digital no Brasil, por meio de metodologias e sistemas em áreas como participação, desastres e criminalidade. Ficou acertado que nos próximos dias, técnicos das duas organizações desenvolverão uma estratégia para ações em parceria. O CidadeCompras – portal de compras públicas desenvolvido pela CNM – foi lembrado na negociação, já que a OEA promove uma Rede Interamericana de Compras Governamentais.

A parceria entre os governos e os demais setores da sociedade do conhecimento foi bastante mencionada durante o Seminário.

Conheça a experiência do Município argentina de Junin, saiba mais sobre o Urbem e o CidadeCompras 

 


Notícias relacionadas