Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Semana Nacional de Trânsito: última dica foca nos pleitos municipalistas

Notícias

22/09/2017

Compartilhe esta notícia:

Semana Nacional de Trânsito: última dica foca nos pleitos municipalistas

Portal BrasilA eficiência da gestão do trânsito passa por um esforço dos Municípios, mas também depende da aprovação de matérias importantes no Congresso Nacional. Para fechar a campanha em favor da Semana Nacional do Trânsito, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta os gestores a acompanharam as pautas municipalistas.

Dentre as reivindicações na área de Trânsito, está a aprovação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Previsto por meio do Projeto de Lei (PL) 8.272/2014, o texto busca reduzir pela metade o número de mortes nos trânsitos nos próximos 10 anos.

A Confederação tem articulado a apreciação da matéria na Câmara dos Deputados e convoca os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários a contatarem seus parlamentares para que o presidente da Casa, Rodrigo Maia, solicite votação em Plenário.

Além do PL 8.272/2017 há outros dois projetos que, se aprovados, podem causar efeitos positivos para a autonomia, o controle e fluidez do trânsito local. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 452/2016 aborda a composição do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e sugere a inclusão de representante municipal no colegiado. Uma emenda foi redigida pela entidade para garantir que essa representatividade seja feita pela Confederação.

Fiscalização do trânsito

Já o segundo projeto, também em andamento no Congresso, pode elevar a arrecadação municipal. O PL 822/2015 unifica as competências de fiscalização das infrações de trânsito entre União, Estados e Municípios. Desse modo, os gestores municipais terão autorização para arrecadar todo tipo de multa nas vias municipais.

A proposição foi aprovada pela Comissão de Viação e Transportes e, na avaliação da CNM, a unificação é favorável aos Municípios. Ela reduz a dependência dos Entes locais na celebração dos convênios de trânsito, possibilitando a fiscalização plena dos que já possuem um órgão estruturado para a área. Já os Municípios de pequeno porte devem continuar delegando as atribuições de fiscalização à Polícia Militar.

Sobre a campanha

Ao longo da semana, a Confederação desenvolveu uma campanha que trouxe à tona vários aspectos importantes da gestão do trânsito municipal. Mais do que compartilhar dados, a entidade apresentou orientações que podem partir dos próprios Municípios.

Em cada dia, era publicado no site da CNM uma dica sobre o tema. Para aqueles que não puderam acompanhar a série, abaixo constam todas as matérias produzidas:

Durante a Semana Nacional de Trânsito, CNM incentiva a municipalização do setor

Gestão compartilhada é a segunda dica da CNM na Semana Nacional de Trânsito

Semana Nacional do Trânsito: avaliar as dimensões é a terceira dica da CNM

CNM compartilha quarta dica durante Semana Nacional do Trânsito


Notícias relacionadas