Notícias
25/10/2013
Segundo Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico vai ser no Brasil
A Governança para o Desenvolvimento Econômico Local e o Papel das Autoridades Subnacionais será o tema do II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local. O evento será no Brasil, entre os dias 29 de outubro a 1,º de novembro, em Foz do Iguaçu (PR). O objetivo principal é facilitar o diálogo e o intercâmbio entre atores locais, nacionais e internacionais. Isso, sobre a eficácia e impacto do desenvolvimento econômico local e os grandes desafios enfrentados, a partir das práticas existentes.
Na programação, está previsto o compartilhamento de experiências e visões de diversos atores – identificadas como políticas públicas de sucesso. Além disso, o evento contará com a participação de técnicos e políticos, representantes do setor privado, atores locais e representantes de diferentes níveis de governo, de instituições de promoção e apoio ao desenvolvimento local e organismos internacionais dos diferentes continentes.
Os organizadores buscaram promover o equilíbrio territorial, social e de gênero dos participantes. Uma vez que a geração de um sistema de intercâmbio de experiências e dados visa ter maior incidência na agenda global, por meio de atividades conjuntas. Assim, os debates estão organizados em sete principais temáticas, que são:
- Estratégias de Desenvolvimento Econômico Local: os grandes desafios.
- Políticas nacionais para o desenvolvimento econômico local.
- O potencial endógeno dos territórios.
- Desenvolvimento social, econômico e ambientalmente sustentável
- Inovação.
- Instrumentos de promoção e apoio ao desenvolvimento econômico local: as agências de desenvolvimento econômico territorial.
- Cooperação Sul-Sul e triangular.
Agentes de Desenvolvimento
Paralelo ao evento, a CNM e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promovem o II Encontro Nacional de Agentes de Desenvolvimento (Enad). Nesse terá um painel sobre as experiências internacionais na área de desenvolvimento econômico local, com painelistas da Espanha, Itália e Chile. A área Internacional da CNM destaca que o encontro representa o resultado da parceria que tem promovido entre os Municípios um novo entendimento sobre desenvolvimento, mais focado na valorização de empreendedores locais e da administração municipal.
Uma mesa redonda sobre o Fundo Global para Desenvolvimento de Cidades (FMDV) também ocorrerá no dia 1° de novembro. Durante o debate serão abordados os desafios enfrentados pelas autoridades locais, as estratégias e soluções implementadas para financiar de maneira sustentável esse desenvolvimento. O FDMV é uma rede de cidades criada pela rede mundial Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e a rede Metropolis. Suas atividades principais consistem em assistência técnica para projetos de desenvolvimento urbano, particularmente em termos de acesso e gerenciamento de recursos financeiros.
Mais informações sobre o Fórum aqui