

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.
07/01/2015
Os motociclistas poderão contar com mais um item de segurança. A partir de agora se torna obrigatória a instalação do sistema antitravamento das rodas, mais conhecido como ABS, ou do sistema de frenagem combinada das rodas, o CBS. Motocicletas, motonetas, triciclos e quadricículos que saírem de fábrica a partir de 2016 serão equipados com um desses dois sistemas, conforme estabelece a Resolução 509/2014 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A implementação da medida acontecerá gradualmente. A partir de 1.º de janeiro de 2016, 10% das motocicletas novas receberão o sistema. No ano seguinte esse percentual será elevado para 30%, chegando a 60% em 2018 e completando 100% da frota em 2019.
O Contran explica que o objetivo é atualizar os requisitos de segurança, de modo a beneficiar os condutores e passageiros desse tipo de veículo. O sistema de freio do tipo ABS já vem sendo instalado nos automóveis novos desde janeiro deste ano. Assim como acontece nos carros, o sistema impede que as rodas travem em caso de frenagem brusca. Nas motocicletas o ABS permite frear fortemente sem que a roda traseira levante, o que pode evitar acidentes.
Diferente do ABS, o CBS reparte a força de atuação igualmente entre os dois eixos, enquanto nos freios tradicionais existem acionadores independentes para frear a roda da frente e a traseira.
Além disso, o sistema CBS evita o hábito de alguns motociclistas de utilizar somente o freio traseiro. Entretanto, é preciso lembrar que o aciondamento do freio combinado acontece de modo progressivo. O motorista deve pressionar o pedal com força, utilizando todo o seu curso, para entrar em ação a frenagem na roda dianteira. Com leves toques sobre o pedal, a força fica apenas na roda traseira.
Confira aqui a Resolução