Notícias
18/10/2011
Representantes do municipalismo brasileiro participam de evento na África
CNM
Desde domingo, 16, até está terça-feira, 18 de outubro, representantes do municipalismo brasileiro estão na África do Sul, na Cúpula de Chefes de Estados no âmbito das atividades de integração Índia, Brasil e África do Sul (IBAS). Nas ações finais deve ser firmado um memorando de entendimento entre os três países e, de forma análoga, as associações de Municípios assinarão um protocolo de cooperação com atividades comuns.
Durante o encontro, os representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Associação Amazonense de Municípios (AAM) participaram de diversas atividades. Entre elas, o 5.º Diálogo sobre Mudanças Climáticas no Âmbito do IBAS ocorrido no domingo, 16. Durante o debate a CNM fez uma apresentação e mostrou a publicação – feita em português – com os diferentes aspectos políticos, econômicos, geográficos, humanos, territoriais e socioeconômicos nos três países envolvidos.
As mudanças climáticas enfrentadas pelos Municípios brasileiros, também foram parte da apresentação. Em relação ao tema, o enfoque foi na realidade de Manaquiri (AM) – situado na região Amazônica – e na Cúpula Amazônica de Governo Locais ocorrida em 2009. A Cúpula demonstrou a relevância do tema para as prefeituras, e a discussão resultou na elaboração da Carta de Manaus, que serviu de subsídio para a tomada de posição do Governo Brasileiro a favor da inclusão do RED na COP-15.
Discussão das temáticas
Na ocasião, foram retomadas as discussões sobre os avanços e retrocessos na temática ambiental, principalmente frente à iminente realização da COP-17 em Durbain, na África do Sul, no próximo mês e, também, na discussão das temáticas do RIO + 20 em 2012.
Em um jantar oferecido pela Associação de Municípios Sul Africanos (Salga) os representantes internacionais da Índia e do Brasil discursaram. Os destaques das falas foram: a mobilização social, o cuidado com o Meio Ambiente e a preservação para encontrar o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a conservação dos recursos naturais.
Programação de hoje
Ainda nesta terça, está prevista a realização das atividades da cúpula com a participação dos presidentes dos três países. Os representantes do municipalismo brasileiro compõem a Delegação Oficial do Governo Brasileiro, e receberam apoio técnico e operacional do Ministério de Relações Exteriores para representar os Municípios nas discussões oficiais.
Estão no evento o presidente da AAM, Jair Souto, do Assessor da AAM, Rui Bananeira, e de representante do setor de cooperação Internacional da Confederação Nacional de Municípios (CNM).