Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Representantes de Portugal e da Espanha conhecem ações da MMM em reunião para alinhar evento virtual

Notícias

28/09/2021

Compartilhe esta notícia:

Representantes de Portugal e da Espanha conhecem ações da MMM em reunião para alinhar evento virtual

mmm2A fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Tania Ziulkoski, apresentou as ações do grupo e o cenário positivo da participação feminina no municipalismo brasileiro em reunião da Confederação Nacional de Municípios (CNM) com representantes da Universidade do Minho (Portugal) e da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). A videoconferência - que contou com a participação de outros colaboradores da Confederação - foi realizada para definir pontos da organização do seminário de troca de experiências sobre a participação política feminina no Brasil, Portugal e Espanha (região da Galícia).

Previsto para os dias 7 e 8 de dezembro, o evento virtual deve contar com a participação de autoridades políticas e do judiciário para debater os temas O Direito Constitucional e a Igualdade de Gênero e o enfrentamento à Covid-19 na perspectiva das gestoras locais. A representatividade feminina aumentou durante as eleições municipais de 2020, ocasião em que foram eleitos os maiores percentuais de mulheres na política brasileira: 16,52% vice-prefeitas e 16,05% vereadoras.

Nesse sentido, a fundadora do MMM enfatizou o crescimento para ressaltar a importância da representatividade feminina. “Em 2021, completamos 93 anos desde a eleição da primeira prefeita no país. Devemos aproveitar essa parceria e trocar experiências para fortalecer e aumentar o número de mulheres no municipalismo brasileiro”, destacou Tania Ziulkoski. A videoconferência também contou com a participação do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, que lembrou a parceria da Confederação com o professor catedrático da Universidade do Minho, António Cândido de Oliveira. Ele elogiou a realização do evento. “Espero que a gente comece com esse seminário de troca de práticas no âmbito de gênero, e evolua para fortalecer as experiências com outros temas como consórcios e gestão de resíduos sólidos”, considerou.

Além do presidente da CNM e da fundadora do MMM, participaram da videoconferência o Diretor da Associação de Estudos de Direito Regional e Local de Portugal (AEDREL), Joaquim Rocha; a professora Diana Santiago da Universidade de Compostela; o consultor jurídico da CNM, Ricardo Hermany; a analista técnica da área de Mulheres e Juventude, Thaís Mendes, e o bolsista da CNM/UNISC Guilherme Giacobbo.



Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas