Notícias
11/12/2018
Representantes de diversas localidades do mundo debatem sobre implementação do ODS
Os participantes da Oficina Internacional Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) marcaram presença em um webinar, que é uma webconferência no qual a comunicação é de uma via apenas, ou seja, somente uma pessoa se expressa e as outras assistem.
A webconferência foi promovida em parceria com a Organização Mundial Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU). A diretora da Organização, Sara Hoelfich, iniciou a explicação reforçando a importância de que todos estejam motivados. “É necessário que os governos, a nível nacional, possam dar apoio aos Municípios e às suas necessidades para o cumprimento dos ODS. As políticas internacionais não podem somente ter a informação, tem de deixar um legado de capacitação de pessoas. Esse é um tema importante para as Associações, como a CNM, que o faz de uma forma exemplar”, disse.
Falando em governo, os representantes da CGLU reforçaram que 65% das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável só podem se realizar com apoio do governo. O número foi ressaltado pelo diretor da CGLU, Edgardo Bilsky, que apresentou, ainda, pesquisa realizada com 99 países.
Os dados citam que, desses 99 países, somente 39 mencionaram ter plena participação na implementação dos ODS, 12 informaram ter participação parcial. A maioria, 41 países, disseram não ter participação alguma, e sete não opinaram. “Isso nos dá uma ideia de um caminho que nos falta percorrer”, complementou.
Em seguida, a técnica da área internacional da CNM Isabella Santos apresentou o que a Confederação tem feito para auxiliar os Municípios na implementação dos ODS. Entre as ações, a Comissão Nacional dos ODS, que a entidade integra. “Aqui no Brasil a Comissão tem uma das principais vertentes que seria uma localização para que os Municípios cumpram a Agenda, para que Municípios e governos se envolvam em ações para alcançar os ODS", disse.
Além de representantes de entidades municipalistas brasileiras, participaram representantes de órgãos internacionais, de universidades federais, da Federação Espanhola de Municípios e Províncias (FEMP), representada por Maria Alejandra Rico, diretamente da Espanha; além da União dos Governos Locais da Costa Rica, representado por Mario Corrales.
A Oficina Internacional acontece nesta terça-feira, 11 de dezembro, durante todo o dia na sede da CNM, e vai até a próxima quarta-feira, 12 de dezembro.