Home / Comunicação / Representantes da rede internacional Prefeitos pela Paz se reúnem com a CNM
Notícias
23/11/2012
Representantes da rede internacional Prefeitos pela Paz se reúnem com a CNM
Os representantes da Rede de Prefeitos pela Paz se reuniram com membros da Confederação Nacional de Municípios (CNM), nesta quinta-feira, 22 de novembro. O objetivo do encontro foi discutir ações conjuntas pela paz entre a rede e a Confederação.
O projeto Prefeitos pela Paz é uma rede que busca promover a solidariedade entre cidades em busca da total abolição de armas nucleares. Ela foi criada em 1982 pelo prefeito de Hiroshima (Japão) Takeshi Araki. A rede é composta por 5.443 cidades de 155 países e regiões. No Brasil, 79 cidades já fazem parte da rede, apoiando politicamente a luta pelo desarmamento no mundo.
Apesar de ter o foco em armas de destruição em massa, a rede também desenvolve ações para o desarmamento de armas convencionais. Em um estudo recente na América Latina, a rede levantou algumas prioridades para a região que se relacionam com a questão da segurança, como o combate à fome, à violência contra a mulher e o próprio desarmamento de armas de pequeno porte.
Os prefeitos interessados no projeto podem preencher um formulário e se tornar membro da rede. Atualmente, não existem taxas, nem obrigações financeiras para os membros da rede.
A CNM desenvolve alguns temas relacionados à segurança, principalmente por meio do Observatório do Crack e da denúncia dos gastos dos Municípios com segurança pública, investimentos que pela Constituição Federal não são da competência municipal.
Clique aqui para se tornar membro da rede Prefeitos pela Paz