Notícias
01/08/2013
Rede Mundial de Cidades lança informativo sobre papel dos Municípios
A Rede Mundial Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) elaborou um informativo importante sobre dois instrumentos de destaque para a definição da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015: o Grupo de Trabalho Aberto e o Foro Político de Alto Nível. Esse documento explica aos gestores locais o que são esses espaços e suas metodologias, bem como o papel das autoridades locais dentro das Nações Unidas.
Nos dias 4 e 5 de julho, foi realizada a última reunião do Comitê de Organização do III Informe Global do Observatório Mundial sobre a Democracia Local e Descentralização (Gold). Este informe discutirá a gestão dos serviços básicos a nível local. Para sua realização, foram promovidas consultas com associações de Municípios e governos locais de todo o mundo.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) contribuiu de forma importante durante a reunião latino-americana em maio. A entidade coletou a opinião de cerca de 50 Municípios brasileiros. Esse III Informe servirá como instrumento de análise, reflexão e pressão a ser usado pelas administrações locais.
Congresso de Lideres Locais
Além disso, seguem os preparativos para a realização do 4º Congresso de Líderes Locais e Regionais, que vai ocorrer entre os dias 1 e 4 de outubro, em Rabat, no Marrocos. Este evento é uma ótima oportunidade para trocar experiências com líderes de todo o mundo e contribuir com a elaboração da agenda e do plano de ação dos governos locais a nível mundial. Durante o evento, serão celebrados os 100 anos do movimento municipalista internacional.
A CGLU alerta ainda os Municípios sobre a realização do 7º Fórum Urbano Mundial em Medellín, na Colômbia, entre os dias 5 e 11 de abril de 2014. O tema será “a equidade urbana no processo de desenvolvimento – cidades pela vida”. Recomenda-se que os gestores locais fiquem alertas e acompanhem as atividades de preparação.
Para ler o informativo da CGLU, acesse aqui
Para saber mais sobre a contribuição da CNM para o Projeto Gold, acesse aqui
Acesse o site do Congresso em Rabat aqui
Relembre a participação dos municípios brasileiros na Rio+20 aqui