Notícias
16/10/2008
Quatro municípios integrarão Projeto Intercultural Bilíngüe de Fronteira
Agência CNM
Em 2009, escolas públicas de quatro municípios dos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Roraima, que ficam na divisa com cidades do Uruguai, do Paraguai ou da Venezuela, vão ingressar no Projeto Escola Intercultural Bilíngüe de Fronteira.
Os novos municípios que vão participar são Jaguarão (RS), que fará parceria com Rio Branco (Uruguai); Chuí (RS), com a cidade de Chuy (Uruguai); Ponta Porã (MS), com Pedro Juan Caballero (Paraguai); e Pacaraima (RR), com Santa Elena de Uiarén (Venezuela).
Estudantes a partir do primeiro ano do ensino fundamental terão acesso ao intercâmbio das novas escolas. Os professores brasileiros vão às escolas das cidades da divisa, e os professores estrangeiros virão ao Brasil. As escolas incluídas no projeto serão diagnosticadas para se verificar o nível lingüístico. A fluência que alunos, professores e pais têm da língua espanhola, o conhecimento oral e de escrita e como os alunos têm acesso à língua serão examinados pelo Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Lingüística (Ipol).
Atualmente, oito escolas brasileiras e sete da Argentina participam do projeto. São 40 professores brasileiros e cerca de 850 estudantes do primeiro ao quarto ano do ensino fundamental.
Experiência
O projeto teve origem em 2004 com uma ação entre o Brasil e a Argentina que previa a troca de experiências entre alunos e professores de escolas públicas dos dois países para reforçar o aprendizado e fortalecer os laços culturais do Mercosul. Em 2009, Paraguai, Uruguai e Venezuela integrarão o projeto.
Pauta de Fronteiras
O programa levado a cabo pelo Ministério da Educação vai ao encontro da demanda apresentada pelo Relatório Final do I Encontro dos Municípios de Fronteira, elaborado pela CNM. Ao final de 2007, gestores da região fronteiriça do Brasil se reuniram em grupos de trabalho organizados pela CNM, daí surgiu o documento com a visão dos municípios sobre o tema. A pauta, que abarca assuntos como Desenvolvimento Econômico Local, Meio Ambiente, Legislação, entre outros, traz, na parte de educação, a necessidade do aprendizado da língua oficial do país vizinho no ensino público para o fortalecimento da integração entre os municípios brasileiros e sul-americanos.
Com informações do Ministério da Educação