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16/10/2014

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Qualidade das rodovias administradas pelo poder público é bem menor que as já privatizadas, revela CNT

AmuceleiroUm levantamento apontou que qualidade das rodovias ainda administradas pelo poder público, seja governo federal ou Estados, é bem menor que as já privatizadas. Apenas 37,9% dos 98.475 km de rodovias pesquisadas foram classificados como bons ou ótimos, índice que cai para 29,3% quando avaliados apenas os trechos sob gestão pública.

De acordo com estudo divulgado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), 70,7% das pistas pesquisadas que são administradas pelos governos estaduais ou federal apresentam falhas.

Nas rodovias federais, porém, o desempenho é melhor que nas estaduais, com 41,4% da malha considerada boa ou ótima, enquanto 58,6% estão entre regular, ruim ou péssima.

Situação oposta
O estudo revelou ainda que no caso das rodovias concedidas à iniciativa privada, a situação é exatamente a oposta. Das pistas privatizadas pesquisadas, 74,1% foram classificadas como boas ou ótimas pela CNT, enquanto apenas 25,9% registraram problemas. Além disso, esses trechos com problemas correspondem, em sua maior parte, às rodovias que passaram para a iniciativa privada no ano passado por meio do Programa de Investimentos em Logística (PIL) e apenas começam a receber investimentos por parte dos consórcios.

Para a entidade, o investimento necessário em infraestrutura rodoviária para corrigir as deficiências das estradas brasileiras é da ordem de R$ 293,88 bilhões, em 618 projetos que vão desde a duplicação de pistas existentes até a construção de novas rodovias.

 


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