

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.
30/04/2015
Auxiliar na qualificação das propostas direcionadas a captação de recursos federais ao transporte coletivo e não motorizado, que ocorrem por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana, é o objetivo de publicação. Com apoio técnico da Embarq Brasil, o Ministério das Cidades desenvolveu os Critérios Técnicos para Avaliação de Projetos de Mobilidade Urbana.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) analisou a publicação, e sinaliza que ela serve como guia para unificar conceitos dos técnicos da Caixa Econômica e do Ministério responsáveis pela avaliação e monitoramento de projetos do PAC Mobilidade. Os resultados da avaliação auxiliam os Municípios a buscarem soluções que garantam prioridade ao transporte coletivo, pedestres e ciclistas.
Os Critérios incluem leis e normas vigentes no país, além de especificações técnicas e exemplos de casos bem sucedidos na área. Os Critérios são recomendações que levam em conta o contexto local e propõem uma série de recomendações de infraestrutura para projetos de transporte coletivo baseado em ônibus e transporte não motorizado, incluindo ciclovias, ciclofaixas e calçadas.
Para facilitar a avaliação, a publicação foi organizada em nove módulos. São eles: contexto do projeto; BRT, corredores de ônibus e faixas dedicadas; Ciclovias e ciclofaixas; Calçadas; Terminais, estações e pontos de embarque e desembarque; Acessibilidade universal; Segurança viária; Tecnologias e Custos.
Veja a publicação aqui