Notícias
07/08/2013
Prêmio valoriza Municípios que promovem a cultura e a economia por meio da inclusão digital
Os Municípios que investem em inclusão digital e tecnologias da informação podem concorrer ao Prêmio Comunidades Inteligentes do ano de 2014. As inscrições estão abertas até o dia 23 de setembro. Serão selecionadas comunidades, Municípios ou regiões que adotaram uma estratégia comprovada para a criação da prosperidade local e inclusão por meio do uso de banda larga e tecnologia da informação para atrair negócios inovadores, estimular a criação de empregos, desenvolver habilidades, gerar crescimento econômico e melhorar os serviços públicos.
Em 2014, o prêmio terá o tema Comunidade como Tela e analisa três aspectos específicos da cultura: o valor econômico e social da arte e do artesanato, a identidade criada por meio do patrimônio cultural, e as atitudes geradas pela valorização do patrimônio cultural facilitando adaptações às mudanças.
Cidades premiadas em 2013
Em 2013, a cidade de Taichung, em Taiwan, foi considerada a comunidade mais inteligente do ano. Ela destacou-se pela criação de milhares de pontos de conexão WiFi na cidade e a expansão da Internet, permitindo que mais de 90% da população tenha acesso à Internet. Isso foi possível por meio de parcerias promovidas entre o governo local e as companhias de telecomunicações. A cidade e faculdades locais criaram sistemas de aprendizado, desde inclusão digital até cursos contínuos para desenvolvimento de habilidades.
Entre os sete primeiros premiados, estavam incluídas: a cidade de Stratford, no Canadá, que tem investido na expansão do mercado eletrônico como parte da estratégia para promoção do turismo e transformado a cidade em local para projetos piloto em tecnologia; a cidade de Talinn, na Estônia, que investiu em aplicativos de governo eletrônico e agora está expandindo locais para acesso público a computadores e programa de treinamento para pessoas não conectadas à Internet; e Oulu, na Finlândia, que construiu uma rede gratuita WiFi e um portal de governo eletrônico para os cidadãos.
A Confederação Nacional Municípios (CNM) ressalta ainda a importância desses exemplos, já que buscam expandir o acesso à internet aos cidadãos e o treinamento tecnológico. Os projetos ainda usam a tecnologia para o desenvolvimento de novas ferramentas para que facilitem o desenvolvimento econômico e a comunicação com a população.
Para participar, preencha aqui o formulário (em inglês).