Notícias
26/08/2014
Prêmio prevê homenagear iniciativas para inclusão de mulheres no mercado das TICs
As melhores iniciativas para inclusão de mulheres no mercado das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) serão homenageadas pelo Prêmio Igualdade de Género Integração - Tecnologia (GEM-TECH) – em inglês Gender Equality Mainstreaming - Technology (GEM-TECH) Award. Os interessados em participar da iniciativa das agências das Nações Unidas (ONU) Mulheres e da União Internacional de Telecomunicações (UIT) podem inscrever as políticas até dia 5 de setembro.
Um levantamento de dados mostrou que há grande carência global de mulheres no campo da TIC, menos de 20% estão trabalhando no setor e um porcentual parecido exercendo papéis de liderança, em empresas como Google, Facebook, Yahoo e LinkedIn. Diante disso, anualmente, o prêmio vai homenagear sete iniciativas para dar uma resposta ao cenário e incentivar ações de inclusão e igualdade de gênero nessas tecnologias.
O prêmio será dividido em sete categorias:
- Empoderamento político de Mulheres e Desenvolvimento Sustentável (aplicações em TIC);
- Empoderamento político de Mulheres e Redução da Pobreza (aplicações em TIC);
- Iniciativas que promovem e fomentam a participação de mulheres nos processos decisórios do mercado de TIC;
- Iniciativas que atraiam mulheres e as auxiliem a se tornarem não apenas usuárias ativas, mas também criadoras de conteúdos de TIC;
- Redução do gap de acessibilidade de TIC para homens e mulheres, como a alfabetização digital;
- Esforços na redução de ameaças online e construção de segurança e confiança co uso de TIC; e
- Políticas estratégicas de TIC e banda-larga.
Os ganhadores serão escolhidos por um comitê de especialistas do UIT e ONU Mulheres – notificados no dia 5 de outubro – e receberão o prêmio durante comemoração em Busan, na Coreia do Sul, no dia 21 de outubro. Para secretário-geral do UIT, Hamadoun I. Touré, o prêmio é um reconhecimento global merecido para muitas pessoas, tanto homens como mulheres, que contribuem para a diminuição da desigualdade de gênero nessa área.
Inscrições aqui