Notícias
10/06/2016
Projetos internacionais desenvolvidos pela CNM foram apresentados durante o Cidade Internacional
Confederação Nacional de Municípios (CNM) apresentou duas de suas iniciativas no evento Brasília Cidade Internacional, organizado pela Assessoria Internacional do Governo do Distrito Federal (Assinter-GDF). Os projetos Municípios Seguros e Livres de Violência contra as Mulheres e o Movimente receberam destaque durante a programação, e também no stand da Confederação, disponível no local em que ocorreu o evento.
Ocorrido em 3 de junho, na Capital Federal, o evento contou com a participação de instituições e especialistas que puderam compartilhar boas práticas e atrair atenção de atores internacionais representados. A agenda elevou três eixos temáticos: Cidade da Paz, Cidade Patrimônio e Cidade Sustentável. Em cada um deles, diversos órgãos governamentais e organizações da sociedade civil se encontraram para discutir experiências de cooperação internacional e apresentar soluções para problemas enfrentados.
No eixo Cidade da Paz, a CNM apresentou o Mulheres Seguras – desenvolvido pela entidade e a Delegação da União Europeia no Brasil – que buscou estimular a participação feminina na política municipal e desenvolver políticas públicas voltadas à proteção desse grupo social. No período de dois anos, atividades voltadas a essa ideologia foram promovidas em Municípios de Pernambuco e do Rio Grande do Norte. O público demostrou bastante interesse na apresentação da metodologia de Women Safety Audits – Auditoria de Segurança das Mulheres – feita pela coordenadora técnica do projeto, Giane Boselli.
Atuação
Durante a exposição, representantes do GDF sinalizaram o desejo de implantar a metodologia para buscar combater a violência contra a mulher e por introduzi-la nas políticas de proteção às mulheres em espaços públicos. A iniciativa também foi mostrada em stand na Confederação, no local onde ocorreu o evento. No espaço, foi possível receber a cartilha devolvida pela entidade sobre o projeto e sanar as dúvidas do público sobre a essa atuação internacional, outros projetos e a participação CNM na Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma) e na organização mundial Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU).
Em relação ao programa Smart Mobility, desenvolvido pela CNM e pela Universidade de Michigan, a apresentação enfocou nas metodologias adaptadas aos Municípios brasileiros na busca de soluções para os problemas de mobilidade urbana. Segundo os representantes da Confederação, o evento foi bastante proveitoso e representa mais uma ação de sucesso na divulgação do municipalismo brasileiro frente a atores internacionais.
Saiva mais sobre o Mulheres Seguros e acesso cartilha sobre o Movimente