Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Projeto prevê recursos internacionais para Cultura no Brasil

Notícias

01/04/2009

Compartilhe esta notícia:

Projeto prevê recursos internacionais para Cultura no Brasil

CNM

Os municípios do Brasil e de outros 19 países da América Latina estão convidados a enviar propostas de projetos culturais, com ênfase no desenvolvimento cultural, destinados à concessão de recursos dos programas de Cooperação Internacional da União Européia direcionados a atores locais governamentais e não-governamentais. O prazo para envio das sínteses dos projetos é dia 9 de abril, último dia para postagem dos documentos por correio.

Os projetos devem estimar subsídio no valor mínino de 250 mil euros e máximo de 1 milhão de euros. Com ênfase no desenvolvimento cultural, podem abordar: organização e promoção de festivais culturais multirregionais e de outras manifestações culturais; atividades de promoção e difusão; campanhas de informação; fóruns internacionais, regionais e nacionais; intercâmbios acadêmicos e artísticos; cooperação cultural transfronteiriça; criação de redes, formação e intercâmbio de experiências, entre outras possibilidades.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulga o edital da convocação na expectativa de que os municípios aproveitem a oportunidade de participar do programa. De acordo com a CNM, esta é mais uma chance de captar recursos e ter experiências e intercâmbio a nível internacional. Além disso, ingressar no programa constitui uma oportunidade para o desenvolvimento de capacidades locais.

Programa

De acordo com o edital, entre os objetivos específicos do programa está o reforço à cultura local, o acesso à cultura, sua difusão e, em casos excepcionais, apoiar a defesa do patrimônio cultural em risco. Além disso, os projetos devem visar a promoção de todas as formas de expressão cultural que contribuem para a luta contra a discriminação por sexo, origem étnica, ou religião, assim como aquelas discriminações em razão de hábitos e tradições.

Com esses investimentos, espera-se obter uma melhora no acesso à cultura – tanto local quanto estrangeira - por parte da população de países em desenvolvimento, uma maior profissionalização do setor cultural, a conservação do patrimônio cultural em risco, entre outros resultados previstos.

Acesse aqui os documentos para postulação. A
solicitação de assistência gratuita a respeito da formulação de projetos, também pode ser contatado no Instituto para o Desenvolvimento da Democracia Participativa pelo site www.idepa.com.ar.

 

Mais informações no site da Comissão Européia

 

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a equipe da CNM Internacional: (61) 2101 6009

 

 

 

 


Notícias relacionadas