Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Projeto para debater os entraves da mobilidade na Capital Federal foi lançado

Notícias

31/08/2012

Compartilhe esta notícia:

Projeto para debater os entraves da mobilidade na Capital Federal foi lançado

Roosewelt Pinheiro / ABrRepresentante da Confederação Nacional Municípios (CNM) participou do lançamento de um projeto que propõe debater a realidade da Capital Federal e buscar alternativas para os entraves da Mobilidade Urbana, principalmente no transporte. Intitulado de Pensar Brasília, a medida apresentada nesta quinta feira, 30 de agosto, deve resgatar a qualidade de vida do cidadão.

Durante o primeiro debate, ocorrido na ocasião do lançamento, foi evidenciada a situação de precariedade que vive o Trânsito e o Transporte no Distrito Federal. A constatação obtida foi: em breve, a cidade estará inviabilizada, travada e sem mobilidade se medidas drásticas não foram adotadas.

De acordo com o relatório da CNM, a partir do encontro, a situação é caótica, e um dos déficits do transporte é a falta de integração entre os sistemas e precariedade dos contratos de concessão. Foi mencionado, durante o debate, a intenção de ampliar as linhas do metrô, implantar as linhas de ônibus rápidas em corredores (BRTs) e concluir a linha de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs).

Também foi informado que todos os contratos de concessão do transporte coletivo serão revistos para que seja implantado projeto de integração dos sistemas que operam na região central de Brasília e nas cidades satélites.

Publicação
Outros assuntos relacionados à Mobilidade Urbana, incluindo a habitação, ainda serão debatidos pelo grupo em outros quatro encontros previstos pelo projeto. O objetivo é publicar um material com o resultado do ciclo de debates para incentivar as autoridades a adotar medidas que solucionem o problema.

Além da CNM, a cerimônia de lançamento da ação – promovido pelo Grupo Diários dos Associados – contou com a participação de agentes públicos, profissionais que atuam na área de Trânsito e Transporte e especialistas.


Notícias relacionadas