Notícias
04/11/2016
Projeto da Confederação é apresentado em seminário na Europa
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participa do seminário internacional Autarquias Locais Rumo à 2030: Diálogos para o Desenvolvimento. O evento teve início no dia 3 de novembro e segue até este dia 4, em Lisboa, Portugal. A proposta é reunir gestores municipais de diversos países em um espaço de troca de experiências e debate sobre a inclusão dos governos locais no processo de desenvolvimento local.
A entidade foi representada por um de seus diretores, e também prefeito de Taió (SC), Hugo Lembeck. Na ocasião, o gestor apresentou o projeto Localizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos Municípios do Brasil.
Para Lembeck, “ a CNM tem um papel fundamental e protagonista no sentido de sensibilizar, estimular e orientar as novas administrações municipais, oportunizando ferramentas e instrumentos para a implantação dos ODS, ação mundial que envolve 193 países e que tem o escopo de diminuir as diferenças entre as pessoas e preparar o mundo para 2030. A troca de experiências exitosas entre Municípios, Estados e países são ferramentas que auxiliarão o alcance dos objetivos e metas”.
Durante sua fala, ele destacou as ferramentas inovadoras em desenvolvimento pela CNM, como o Guia de Localização dos ODS – o que os gestores municipais precisam saber. A publicação mostra cada um dos 17 ODS e explica sua importância a nível local. Com linguagem acessível, o guia permite que os gestores municipais possam desenvolver ações, a partir das metas definidas e de indicadires aplicáveis.
O diretor também explicou aos participantes do seminário as próximas ações em desenvolvimento da CNM. Entre elas, uma ferramenta para acompanhar o desempenho municipal, um Guia de Inserção dos ODS nos Planos Plurianuais e um Guia de Boas Práticas.
Saiba mais
A iniciativa Localizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos Municípios do Brasil é resultado de uma parceria entre a CNM e o Programa de Articulação de Redes Territoriais do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (ART Pnud).
Seu objetivo é fortalecer o papel dos Municípios na localização dos ODS, desenvolvendo sistemas de monitoramento, sensibilizando e capacitando os gestores municipais, além de contribuir para as ferramentas em desenvolvimento na América Latina e âmbito mundial.