Notícias
13/03/2009
Projeto aumenta oportunidade de internacionalização de municípios
CNM
A União Iberoamericana de Municipalistas (UIM) lançou recentemente o programa Experiência e Saber Fazer a serviço da cooperação municipalista, um projeto idealizado para a troca de experiências e conhecimentos sobre a administração pública dos municípios da América do Sul e da Espanha.
Todos os gestores municipais interessados em estabelecer laços com outras entidades locais podem participar deste programa, designando um funcionário para representar o município na utilização do Banco do Tempo, um banco de dados, no qual os municípios poderão compartilhar experiências e conhecimentos nas diversas áreas de atuação municipal.
Algumas das principais metas do Banco do Tempo são contribuir para o fortalecimento das capacidades institucionais, políticas, sociais e econômicas dos governos locais de países latinos-americanos e reforçar as relações horizontais e recíprocas entre os participantes.
O banco funcionará como uma plataforma de boas práticas onde estarão guardadas as informações referentes às experiências comuns em favor do desenvolvimento local. Por exemplo, se um município desenvolveu um projeto de sucesso na área de saúde, pode registrá-lo no Banco do Tempo. Outro ente que necessite de um projeto no setor pode obtê-lo por meio da ferramenta e adaptá-lo de acordo com a realidade do município.
Recomendação da CNM
A Confederação Nacional de Municipios (CNM) incentiva a participação dos municipios em iniciativas como esta rede de cooperação. Além de uma oportunidade para estar em contato com gestores de outros municípios em países estrangeiros, a participação no programa funciona como um recurso de marketing para os municípios brasileiros exporem experiências de êxito, chamando atenção de potenciais parceiros e investidores.
Para mais informações sobre o projeto e como fazer parte entre em contato com a equipe da CNM Internacional pelo e-mail cnminternacional@cnm.org.br ou pelo telefone (61) 2101-6039
Mais informações com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski: (51) 9982-1717