Notícias
05/07/2018
Programa para tratar das mudanças climáticas é tema da Roda de Conhecimento
A Roda de Conhecimento desta quinta-feira, 5 de julho, traz à tona a preocupação com as mudanças climáticas e os efeitos causados no meio ambiente, que têm sido uma constante no mundo. Algumas iniciativas internacionais orientam as ações para uma urbanização sustentável como a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana. Mas um projeto oriundo da União Europeia convoca países, cidades e Municípios a se unirem para serem protagonistas na luta contra as mudanças climáticas.
Previsto para durar até 2020, o Programa de Cooperação Urbana Internacional integra estratégias a longo prazo para tratar do tema. Pensando na importância do tema para os Municípios, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) integra o grupo de instituições implementadoras do projeto no Brasil.
A técnica da área internacional da CNM Rebecca Borges ressaltou os três focos principais do Plano. “O primeiro é a cooperação internacional entre cidades da américa Latina e da União Europeia. É um instrumento produtivo de juntar cidades que passam pelo mesmo desafio e podem compartilhar sugestões sustentáveis”, completa.
Neste caso, duas cidades são unidas, recebem visitas técnicas e, ao final da cooperação, desenvolvem um plano de ação conjunto. No Brasil a convocatória aconteceu em 2017 e cerca de 147 cidades aplicaram, passaram por processo seletivo e seis cidades foram escolhidas. Estas já estão implementando a cooperação.
O segundo item é o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia. O nome pode parecer grande, mas o objetivo é reunir prefeitos que queiram comprometer seus Municípios pela causa. “Para participar, o prefeito precisa assinar uma carta compromisso e envie para a CNM. A partir deste momento, o Município faz parte do pacto e se compromete em desenvolver três documentos, como o inventário de emissões de gases de efeito estufa a nível Municipal, o estudo de risco e vulnerabilidade do Município e, por fim, um plano de ação que o Município vai se propor metas”. O último foco trata da cooperação entre regiões da América Latina e da União Europeia.
Saiba mais sobre o projeto e como seu Município pode participar. Confira como foi a Roda de Conhecimento: