Notícias
07/01/2013
Programa das Nações Unidas seleciona cidades para projeto de redução de poluentes
Duas cidades ou áreas metropolitanas modelos e outras cinco cidades ou áreas metropolitanas satélites no Brasil serão selecionadas para participarem do projeto de desenvolvimento urbano sobre a emissão de carbono em países emergentes. A escolha é feita pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UN-Habitat). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que os gestores devem preencher um formulário para se candidatar. O prazo vai até o dia 31 de janeiro.
Este projeto engloba também Municípios da Índia, Indonésia e África do Sul. Serão selecionadas sete cidades de cada um desses países. A ideia do UN-Habitat é reduzir a emissão dos gases de efeito estufa nas áreas urbanas, com destaque para os emitidos para a produção e consumo de energia, transporte e construções de infraestruturas urbanas.
O objetivo é criar um sistema de formação de redes que promovam a redução de emissões de gases de efeito estufa no desenvolvimento urbano, por meio da transferência de conhecimento técnico, tecnologias, inovação, pesquisa e financiamento.
Papel dos governos locais
O projeto deve interligar uma cidade modelo, com eficiência neste segmento climático, a várias outras cidades de países em desenvolvimento. Por exemplo, uma cidade parceira europeia e cidades de países emergentes, como o Brasil.
Quando selecionados, os Municípios metropolitanos vão receber visitas técnicas e a promoção de intercâmbio entre equipes e seminários. Os gestores municipais ficam responsáveis pela elaboração de planos de transição para uma economia urbana de baixo carbono – pouca emissão.
O projeto é piloto, mas deve ser implantado por outras cidades em âmbito global e regional.
Acesse aqui o edital de seleção e o formulário de candidatura.