Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Programa das Nações Unidas lança plataforma para debater pobreza e urbanização

Notícias

01/08/2016

Compartilhe esta notícia:

Programa das Nações Unidas lança plataforma para debater pobreza e urbanização

Undp4urbanOs gestores municipais com experiências e estratégias de combate à pobreza urbana desenvolvidos em seus Municípios podem compartilhá-las com o mundo. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) incentiva esses municipalistas a compartilharem as experiências e outros desafios encontrados nas cidades na plataforma online — UNDP4Urban — do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

A página on-line foi lançada no final de julho, quando o projeto foi apresentado durante o terceiro Comitê Preparatório para a Habitat III — Conferência da ONU para a Habitação e o Desenvolvimento Urbano Sustentável —, que reuniu mais de 4 mil pessoas em Surabaya, na Indonésia.

O portal tem o objetivo de reunir projetos inovadores e de políticas voltadas para as cidades. Mais de 200 iniciativas do PNUD realizadas, desde 2014, em centros urbanos já podem ser acessadas. Além disso, qualquer usuário pode dar início a uma discussão no site, que vai oferecer espaços de debate sobre temas como as necessidades da população urbana economicamente vulnerável e a nova Agenda 2030 da ONU.

Reunião Preparatória
Segundo esclarece o departamento Internacional da CNM, a reunião do terceiro Comitê Preparatório para a Habitat III ocorreu entres os dias 25 a 27 de julho. Ela reuniu representantes de 142 países — entre oficiais de governo, representantes de agências da ONU e organismos regionais, especialistas e membros da sociedade civil — para discussões sobre a Nova Agenda Urbana, que deverá ser adotada durante a Habitat III, em Quito.

A nova Agenda Urbana foi debatida pelos participantes da reunião do Comitê. A sua atualização deve incorporar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ao desenvolvimento de políticas para cidades que sejam igualitárias e promovam a prosperidade e o bem-estar de todos. Outro encontro do organismo responsável por elaborar o novo compromisso dos Estados-membros para uma urbanização mais justa está previsto para o final de agosto a início de setembro, em Nova York (EUA).

Acesse a plataforma aqui 


Notícias relacionadas