Notícias
22/01/2008
Profissionais de educação municipal podem fazer estágio no Japão
Agência CNM
Profissionais da área de Educação de municípios brasileiros podem participar do Programa de Treinamento de Oficiais de Governos Locais no Japão – 2008. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebe até o dia 8 de fevereiro as inscrições de candidatos.
Durante um período de seis a dez meses no Japão, os estagiários terão aulas de língua japonesa e conhecerão as técnicas dos governos locais japoneses. O objetivo do projeto é suprir a demanda por brasileiros que compreendam o sistema educacional japonês e que possam passar esse conhecimento para famílias nipo-brasileiras que planejam residir no Japão.
“Essa é oportunidade única para enriquecimento pessoal, profissional e cultural, na medida em que a experiência possibilitará ao trainee conhecer profundamente outro país e seu sistema educacional e aprender a língua japonesa”, afirma o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. “Os conhecimentos adquiridos serão posteriormente aplicados no Brasil, o que certamente será valioso para as prefeituras brasileiras e aprofundará os laços de cooperação e amizade entre os dois países”, diz.
Despesas pagas
A iniciativa é do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão e do Conselho de Autoridades Locais para as Relações Internacionais (Clair), entidade que promove a inserção internacional dos governos locais japoneses. As despesas de viagem, moradia, alimentação e transporte e os custos do treinamento serão pagos pela instituição receptora.
Interessados devem entrar em contato pelo telefone (61) 2101-6038 ou pelo e-mail cnminternacional@cnm.org.br. É necessário ser funcionários de órgão de governo municipal, provincial ou regional, ter habilidades básicas de comunicação em japonês ou inglês e estar comprometido com o estudo de um governo local do Japão.